segunda-feira, 28 de julho de 2014

Sonhos de Papel Ruta Sepetys ASA

Sinopse

Josie Moraine vive mais do que uma vida.

Ela é filha de uma das prostitutas de luxo mais cobiçadas de Nova Orleães, um estigma que a arrasta para o submundo decadente da cidade. Vítima da negligência da mãe, tem nos moradores do extravagante Bairro Francês os seus maiores aliados. De Cokie, humilde e fiel; a Willie, a dona de um bordel cuja frieza esconde um coração de ouro; e a Jesse, tímido, atraente e eternamente apaixonado, todos a protegem e velam por ela.

Mas Josie sonha mais alto e move-se com igual à-vontade nos corredores da livraria onde, graças à bondade de um desconhecido, trabalha e habita. Este é o seu porto seguro. Aqui, entre as estantes repletas de livros, no pequeno escritório que agora lhe serve de quarto, não tem de se defender da sua própria mãe nem fingir ser a durona solitária que domina as ruas. Ao anoitecer, quando a porta se fecha e as luzes se apagam, ela descobre nas páginas que folheia a imensidão do mundo e anseia por uma vida melhor. Uma vida como a de Charlotte, a filha de uma família da alta sociedade, cuja amizade a inquieta a ponto de arriscar tudo, mesmo a promessa de um amor verdadeiro. E quando os seus sonhos estão prestes a realizar-se, um crime muda tudo… para sempre.


A minha opinião

Vou começar por elogiar a magnífica e apelativa capa, por vezes são estas que me inspiram a adquirir o livro. 
A sinopse cativou-me de uma assentada, mas pensei que seria mais uma história juvenil, o que não foi o caso. Sim uma história agradável, bem contada e com uma escrita fluida e de uma beleza rara. 
Fiquei presa à história desde as primeiras páginas. Adorei as personagens, os ambientes e as histórias destas.
À medida que ia avançando na história, mais depressa queria chegar ao fim, estava realmente envolvida e a viver a narrativa que me seduzia pela sua beleza. 
A história passa-se em Nova Orleães no bairro francês, na década de 50 quando a sociedade era cheia de preconceitos.
O ambiente onde decorre a história é de bordeis, prostitutas, ladrões, assassinos……… 
Josie Morraine a personagem principal, era uma menina de 17 anos que tinha uma mãe prostituta, má e desde cedo lhe transmitiu que tinha sido um erro o seu nascimento. Vivia e trabalhava numa livraria graças à bondade do proprietário, que a acolheu como se de uma filha se tratasse. Adorava a livraria e refugiava-se na leitura, por vezes imaginava a sua própria história.
Josie despertou em mim um carinho especial, apesar de ter uma mãe com a profissão que tinha, Jo tinha projectos e planos para o seu futuro, e uma força de luta e de vida enorme. 
Vai vivendo num mundo de mentiras e faz de conta criado por ela, mas sempre com intenção de contar a verdade.
Jo era muito acarinhada por todos os amigos, personagens únicas e adoráveis, era tratada com respeito e amor. Todos eles a protegiam como se protege um filho.
Criei desde logo uma empatia com esta menina, devido a desde pequena ter os seus sonhos de papel (nunca querer ser como a mãe, mas sim ir para uma universidade).
A autora brinda-nos com um enredo de sonhos, mistério, suspense e segredos. Numa história deliciosa, não poderia faltar uma misteriosa morte.
Lutarmos sempre pelos nossos objectivos é o que depreendo desta história e os sonhos “de papel” um dia poderão tornar-se realidade.
No final fiquei com um gosto amargo na boca, foi acabado à pressão e muito ficou por resolver. Queria muito saber a continuação da vida daquelas personagens. 
Primeiro livro que li de Ruta Sepetys, mas já tenho o “Longo Inverno” da autora que irei ler de seguida.
Adorei. Recomendo a emocionante história, com um misto de sentimentos cativantes da maravilhosa leitura. Saudades já dos seus protagonistas.
Excelente


Ruta Sepetys, nascida e criada em Michigan, é filha de refugiados lituanos. As nações da Lituânia, Letónia e Estónia desapareceram do mapa em 1941 e não reapareceram até 1990. Como esta é uma história raramente contada, Ruta quis dar voz a centenas de milhares de pessoas que perderam a vida durante as purgas estalinistas na região báltica. Ruta vive com a família no Tennessee.

Sem comentários:

Enviar um comentário