sexta-feira, 17 de julho de 2015

Na Pele de Uma Jihadista de Anna Erelle (opinião)

Edição/reimpressão:2015
Páginas: 248
Editor: Objectiva
ISBN: 9789898775467

Dimensões: 151 x 230 x 11 mm
Encadernação: Capa mole
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática:
Livros em Português
Ciências Sociais e Humanas > Comunicação e Jornalismo
Política > Política Internacional


Sinopse

Mélanie acaba de se converter ao Islão quando conhece pelo Facebook o líder de uma brigada islamita: Abu-Bilel, combatente na Síria e braço direito do califa autoproclamado do Estado Islâmico. Em poucos dias, Abu-Bilel declara-se irremediavelmente apaixonado pela jovem, contacta-a dia e noite pelas redes sociais e incita-a a juntar-se a ele e à jihad, na Síria. Seduz a inocente Mélanie com juras de amor, promessas de casamento e uma vida plena de conforto material e espiritualidade. Mélanie acede e prepara a sua fuga em segredo. Mas, no último minuto, tudo corre mal na viagem mais perigosa da sua vida. Mélanie é, na verdade, Anna Erelle, pseudónimo de uma jovem jornalista francesa que criou um perfil falso para investigar a rede de recrutamento do Estado Islâmico, uma teia que todas as semanas seduz centenas de jovens europeus. A jornalista cuja identidade permanece em segredo decidiu narrar a sua investigação neste Na Pele de Uma Jihadista. Um testemunho incrível e de grande coragem sobre uma das questões mais preocupantes da actualidade. Uma história chocante que nos mostra o verdadeiro rosto dos terroristas no Estado Islâmico.


Obrigada Editora Objectiva , Penguin Random House e Helena Pereira pela leitura deste livro ♥♥

O testemunho verídico de coragem, audácia e determinação de uma jornalista que por detrás de um computador se faz passar por uma jovem ingénua.
Anna Erelle alertada por pais preocupados, decide fazer uma investigação por conta própria e cria um perfil falso no facebook.

Melanie encontra Abu-Bilel líder de uma brigada islamita num chat de internet e começa a falar com ele. Passados dois dias já Bilel faz-lhe promessas de amor, e pede-lhe para ela se juntar a ele na Síria. E de repente quase sem dar por isso vê-se cercada num mundo de promessas e de uma vida fácil e deslumbrante.

Isto é o que acontece a qualquer jovem influenciável com a perspectiva de lhe oferecem uma boa vida, não pensam e vão à aventura.
A partir daí tudo pode acontecer, o perigo penetra na vida deles. Vão à procura de uma boa vida, felicidade e amor e encontram um inferno e sofrimento. O bilhete é de ida e sem volta.
O que encontram estes jovens são seres horrendos, monstros e assassinos e são obrigados a converterem-se ao islamismo, tornando-se eles próprios em autênticos homicidas.

É preocupante o mundo em que vivemos, porque qualquer pessoa se pode fazer passar por outra nas redes sociais. Basta para isso criarem-se perfis falsos. Por isso pais estejam atentos a alguma alteração que notem nos vossos filhos, porque a vida deles pode estar em risco.

Os jovens hoje em dia não têm percepção dos perigos que as tecnologias apresentam, e expõem-se muito facilmente. E a maneira mais fácil de encontrar presas fáceis é através das redes sociais.

Um testemunho fabuloso sobre um tema bastante alarmante da nossa sociedade.   
A leitura é envolvente, emocionante e chocante, dando-nos a sensação de estar presentes no terreno, junto com uma raça que ameaça, maltrata e mata os prisioneiros sem dó nem piedade. As imagens são reais à volta de uma religião doentia e extremista.
A escrita é simples, directa, clara e fluída.
As descrições são muito envolventes e convincentes e transmitem aos leitores imagens praticamente reais.

Recomendo esta leitura a todas as pessoas para reflexão do que se pode estar a passar em vossas casas, porque o assunto é presente e muito assustador.

Bem haja “Anna Erelle” pela narrativa.
Excelente

"Anna Erelle"







Sem comentários:

Enviar um comentário