domingo, 8 de março de 2015

"O Espião Português Freelancer - Livro I" de Nuno Nepomuceno (opinião)

Freelancer - Livro I
E se toda a sua vida não passar de uma mentira?
Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 376
Editor: Top Books
ISBN: 9789897061424

Dimensões: 155 x 235 x 13 mm
Encadernação: Capa mole
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática:
Livros em Português
Literatura > Policial e Espionagem

Sinopse
E se toda a sua vida, tudo aquilo em que acredita, não passar de uma mentira?
O que faria?

Quando André Marques-Smith, o jovem director do Gabinete de Informação e Imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros português é enviado à capital sueca, está longe de imaginar que aquele será um ponto de viragem na sua vida.

Ao serviço da Cadmo, a agência de espionagem semigovernamental para a qual secretamente trabalha, recupera a primeira parte de um grupo de documentos pertencentes a um cientista russo já falecido. Mas quando regressa a Portugal, tudo muda. Uma nova força obteve a segunda parte do projecto e, de uma forma violenta e aterrorizadora, resolveu mostrar ao mundo que está na corrida pelos estudos do cientista.

Por entre cenários reais de cidades como Estocolmo, Roma, Viena, Londres e Lisboa, a luta pelo inovador projecto começa, os disfarces sucedem-se, as missões multiplicam-se. E, enquanto é forçado a lidar com os condicionalismos de uma vida dupla, André vê-se inesperadamente envolvido num mundo de mentiras e traições, o mesmo que o levará a fazer uma descoberta que poderá mudar toda a Humanidade.

Vencedor do Prémio Literário Note 2012, O Espião Português funde elementos tradicionais da ficção de espionagem com uma abordagem inovadora, intimista e sofisticada. Thriller intenso e vertiginoso, ode à família, amizade e amor, este é um romance imprevisível e contemporâneo ao qual não conseguirá ficar indiferente.

Poderão ler as primeiras páginas aqui


Desde o inicio do livro que tive muita curiosidade na leitura, não sei se por ter lido à pouco tempo um Grande Policial de um autor também português Bruno Franco opinião aqui (desculpe Nuno ter referido o Bruno) mas ao ter conhecimento deste livro pensei logo que seria mais uma Grande Aposta.

Quero agradecer ao Nuno a gentileza que teve para comigo ao oferecer-me a leitura do seu “Espião”. Fiquei sensibilizada com a atitude do autor. Este livro deixou “marcas” J no Marcas.

Como eu digo muitas vezes, temos de dar valor ao que é nacional, porque há por aí muito autor excepcional.

Um livro de leitura fácil, fluida, compulsiva, frenética e entusiasmante, com uma história com uma ligação, empolgante, plena de acção, suspense, emoção e mistério. Os personagens e o enredo muito bem estruturados. Mais uma vez o género espionagem e conspiração, oferece-me uma leitura aprazível e de bem-estar.

Logo nas primeiras páginas fiquei rendida á escrita e à precisão com que o autor descreve os detalhes e as descrições com que nos brinda. Dei por mim a ler de seguida 153 páginas, mas a letra do livro também ajuda à leitura.

O Espião Português é a história de dupla identidade do protagonista principal, que se divide entre o “Freelancer” agente secreto da Cadmo (organização de espionagem semigovernamental para a qual trabalhava confidencialmente) e o André Marques-Smith, um jovem director do Gabinete de Informação e Imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros. A forma com que o autor nos descreve o trabalho e a vida do André está muito bem estruturada, e o desenrolar da vida de André nos últimos seis meses é excelente.

André cresceu no meio de uma família de diplomatas e espiões. Todos o apoiam e amam, mas será uma vida verdadeira, a deste jovem que se divide em dois? Quem será realmente André Marques-Smith?

Adorei o André filho de um francês e de uma portuguesa e com um avô americano, “mas que misturas!”

“E se toda a sua vida não passar de uma mentira?”

A maneira como muda de cenário, é maravilhoso, perigoso e enérgico, muitas foram as surpresas com que me deparei nestas 372 páginas. Quando pensava que a história se ficava por ali, o Nuno com a sua mestria dá a volta à acção e faz-nos penetrar novamente dentro da narrativa.

Esta história é passada em várias cidades da Europa, incluindo a nossa Lisboa, e em todas elas as descrições são feitas ao pormenor, nota-se uma investigação e pesquisa bem elaboradas por parte do autor.

O ritmo alucinante com que o autor descreve as “vidas” de André, a sua vida pessoal, o seu trabalho do dia a dia e os seus disfarces, faz com que percebamos que muitas das coisas por que está a passar, poderão ser oriundas do seu passado.

Uma narrativa que mexe com os nossos sentimentos mais profundos de satisfação e insatisfação, de sofrimento e de alegria. Onde tudo pode quebrar a qualquer momento, como se fosse feito de vidro, à excepção do seu cachorro Kimi que lhe é fiel.

Fico a aguardar com ansiedade o 2º volume do “Espião Português”, porque o final deste livro a isso obriga. “E decide viver.”

Recomendo o autor pela imaginação, engenho e criatividade de todo o enredo. Um livro extraordinário, interessante, enérgico e com uma vertente de acção, mistério e suspense que recomendo a todos os leitores.

Com o Dia do Pai a aproximar-se, - filhos ofereçam aos vossos pais o “Espião Português” de Nuno Nepomuceno eles vão adorar ler este romance imprevisível e actual.

Os meus parabéns ao Nuno Nepomuceno e à Topbooks por ter apostado num autor nacional com um talento excepcional ao nível do internacional.

Gostei bastante.

Poderão ver a entrevista ao autor aqui.

Agradeço a amabilidade e a simpatia que o Nuno também teve com os nossos seguidores. Encontra-se a decorrer um passatempo do livro aqui.

O Espião Português é o seu primeiro romance, com o qual ganhou a 1ª edição do Prémio Literário Note! (anteriormente conhecido por Book.it) para novos autores.


Sobre o autor

Nuno Nepomuceno

Nuno Nepomuceno nasceu em 1978, nas Caldas da Rainha. É licenciado em Matemática pela Universidade do Algarve e reside na região Oeste.
Em 2012, venceu o Prémio Literário Note! com O Espião Português, o seu primeiro romance.
Para mais informações, por favor consultar Nuno Nepomuceno







Sem comentários:

Enviar um comentário