sexta-feira, 7 de novembro de 2014

És o Meu Destino de Lesley Pearse (a minha opinião)

Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 544
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892328782

Dimensões: 157 x 235 x 50 mm

Páginas: 544

Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:
Livros em Português
Literatura > Romance
11-11-2014


Sinopse
1938. A Nova Zelândia é um país belo e tranquilo. Um paraíso de onde Mariette, filha de Belle e de Étienne, só pensa em fugir. Cansada da tacanhez da pequena cidade onde vive, ela está disposta a embarcar para a Europa mesmo sabendo que essa viagem poderá ser-lhe fatal. O mundo prepara-se para a guerra, mas, para a irreverente Mariette, ficar é uma alternativa bem pior.
Chegada a Londres, a jovem depressa se deixa encantar pelas suas tentações e esquece o breve vislumbre que teve do amor. Londres é tudo aquilo com que sempre sonhou. Mas a noite do seu vigésimo-primeiro aniversário vai mudar tudo. Os violentos bombardeamentos nazis transformam a cidade mais vibrante da Europa num pesadelo de terror, devastação e morte. Pela primeira vez, ela sente o peso esmagador da solidão. É dos escombros da guerra, porém, que emergirá uma nova Mariette. A adolescente egoísta dá lugar a uma mulher forte, madura e abnegada que está disposta a tudo - até a morrer - para ajudar os mais desprotegidos. E é no seu momento mais vulnerável que o amor lhe bate à porta. Um amor tão inquieto e desesperado quanto o mundo que a rodeia.


A minha opinião

Desde que li o livro “Nunca me Esqueças” que fiquei fã incondicional de Lesley Pearse. A sua escrita é fantástica, fluida, maravilhosa, cativante, e prende-nos da primeira à última página. Como já nos habituou em todas as suas histórias, as descrições são extraordinárias, as histórias sempre bem estruturadas, desenvolvidas e cativantes e lê-se num ápice. Lesley Pearse tem o dom de nos enfeitiçar com a magia das palavras.

Tenho a colecção completa da autora, e todos os livros guardados com um carinho especial.
Quando acabei de ler “A Promessa”, não tinha conhecimento que iria haver um terceiro livro que viesse na continuação dos outros dois. “És o meu Destino”, é a continuação de Sonhos Proibidos e A Promessa. Vou deixar-vos um pouco com a história de Belle.

Sonhos Proibidos conta-nos a história de Belle uma menina inglesa de 15 anos, que foi criada no bordel da mãe e, que foi raptada e levada para a América para trabalhar num bordel como prostituta. Quem a levou para este longínquo país foi Éttiene um francês pelo qual se apaixona, e vice-versa, mas não conseguem declarar um ao outro, esse amor.”
A Promessa é a continuação da vida de Belle, concentra-se basicamente na história da Primeira Guerra Mundial e, transcreve-nos episódios no terreno de grande violência, entre os aliados e os alemães, centraliza-se nos mutilados e dos que voltam da guerra completamente perturbados. Mas, num dia de chuva intensa, num longínquo lugar, tudo se altera na vida de Belle.”.

Belle vive agora com o seu marido Éttiene, os filhos e Mog na Nova Zelândia, país para onde tinha partido no final da história de A Promessa. Têm uma vida pacata e feliz. Não abundam em dinheiro, mas vivem uma vida tranquila.

Esta não é a história de Belle, mas sim de Mariette (pequena rebelde), filha mais velha de Belle, com um carácter frio, a que Belle compara com o da sua mãe Annie. Mariette é determinada, dura, ousada, audaz, impulsiva e por vezes implacável, e aquele país era pequeno demais para ela. Sonha em ir à aventura.

Na pequena cidade onde mora todos se conhecem e falam uns dos outros. Depois de um relacionamento destrutivo Mariette ficou falada na aldeia. Nenhum jovem a ia querer para esposa, pois já estava usada.
Sendo assim a decisão estava tomada, ia ser enviada para Londres para casa dos “tios/padrinho”.

Na viagem de barco, depressa Mari esquece o que tinha prometido a si própria, não se relacionar com homens, sem ser no casamento. Aí conhece um belo criado de bordo que mais parecia Errol Flynn o actor de Hollywood, e depressa esquece o motivo da retirada e se rende aos encantos do belo moreno.
Chegada a Londres rende-se à cidade e à sua magia. Novamente se desilude com o amor.

Dá-se o inicio da Segunda Guerra Mundial e rapidamente a cidade se transforma num pesadelo constante. O pânico vai-se acercar da população. A personagem é decidida, forte e corajosa. As descrições do palco de guerra são fortíssimas e ninguém fica indiferente.

Temas como a Primeira e Segunda Guerra Mundial, fascinam-me, encantam-me e atraem-me. Cada livro que leio acerca destes assuntos, mais apaixonada fico pela história, os factos e as causas que levaram a estas guerras e conflitos.

É em plena guerra que o amor bate à porta de Mari. Vai viver um amor triste, amargurado e perturbado, tal qual a situação que o Mundo estava a viver.

Conseguiria Mariette vencer as barreiras e viver esse amor?

Voltaria ela a Nova Zelândia bem sucedida e triunfante? Esta foi uma promessa que fez quando partiu do país. Conseguiria concretizá-la?

Uma história de sentimentos, de perdas e tristezas, segredos e tragédias. Reviravoltas vão acontecendo no limiar da guerra.
Uma história triste comovente e sublime. Onde a protagonista se torna mais independente e determinada no decorrer da história
Encontrando-se num ambiente de guerra, o amanhã era uma incerteza total, Ninguém conseguia saber o que iria acontecer.

Os personagens que Lesley cria, personaliza e desenvolve, são sempre uma mais-valia para a história, são um dos pontos fortes da autora. 
Brinda-nos sempre com histórias alucinantes e emotivas que dão que pensar e meditar. Mais uma história de sobrevivência, de luta e cheia de sentimentos.

Lesley Pearse escreve com alma e coração. Descreve todos os pormenores com prazer, satisfação e coragem. Por isso, tudo o que escreve transmite na íntegra ao seu leitor.

Lesley Pearse Evidencia-se pela Excelência.

Aconselho e recomendo totalmente este livro 5***** Maravilhoso, Cativante, Fantástico, Excelente…….

Obrigada à ASA por nos presentear com uma das melhores autoras do Mundo J

Lesley Pearse


Lesley Pearse


Uma das escritoras preferidas do público português, Lesley Pearse é autora de uma vasta obra já traduzida para mais de trinta línguas, tendo vendido cerca de três milhões de exemplares. A própria vida da escritora é uma grande fonte de material para os seus romances, quer esteja a escrever sobre a dor do primeiro amor, crianças indesejadas e maltratadas, adopção, rejeição, pobreza ou vingança, uma vez que conheceu tudo isto em primeira mão. Ela é uma lutadora, e a estabilidade e sucesso que atingiu na sua vida deve-os à escrita. Com o apoio da editora Penguin, criou o Women of Courage Award para distinguir mulheres comuns dotadas de uma coragem extraordinária. Para além de
 Segue o Coração, Nunca Olhes para Trás, na ASA estão já publicados com grande sucesso os seus romances Nunca Me Esqueças,  Nunca Digas Adeus, A Melodia do AmorPerdoa-me Procuro-te.














Sem comentários:

Enviar um comentário