quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Os muitos nomes do amor de Dorothy Koomson (opinião)


Os muitos nomes do amor

Edição/reimpressão:2015
Páginas: 472
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04755-7
Idioma: Português

Dimensões: 152 x 235 x 32 mm
Encadernação: Capa mole
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática:
Livros em Português
Literatura > Romance
Poderão ler as primeiras páginas aqui



Sinopse
Será possível termos um futuro sem conhecermos o nosso passado?

Clemency Smittson foi adotada em bebé, e a única ligação à mãe biológica é um berço de cartão com borboletas pintadas à mão. Agora adulta, e em constante conflito com sentimentos de perda e rejeição, decide mudar drasticamente de vida e voltar a Brighton, a cidade onde nasceu.

Mas Clem não sonha que é lá que vai encontrar alguém que sabe tudo sobre a sua caixa das borboletas e a verdadeira história dos seus pais biológicos.

E quando percebe que nem tudo é o que parece, e que talvez tenha sido injusta com aqueles que mais a amam, haverá tempo para recuperar o que foi perdido?
Críticas de imprensa
“Com este livro, Dorothy Koomsom provou, mais uma vez, ser uma escritora de grande qualidade, capaz de abordar temas difíceis com a sensibilidade e seriedade necessárias, conjugando-os consistentemente. Por isso, eu aconselho mais este romance de Dorothy Koomson, que permanece uma das minhas autoras preferidas!”
A Toca do Nunca


“Este é daqueles livros que assim que começamos a ler é quase impossível de parar. A história é mesmo muito interessante e aborda uma série de questões pertinentes, mas a forma como está escrito, a maneira como o enredo se desenvolve, é viciante. Prende o leitor e não o deixa fugir até chegar à última página!”
As Leituras da Fernanda


“(…)Dorothy Koomson escreve mais uma brilhante livro onde aborda questões como o racismo (como não podia deixar de ser), o abandono, a doença em fase terminal, a eutanásia, a traição, tudo questões que nos deixam a questionar sobre o sentido da vida.”
Marcador de Livros


“Uma história cheia de imaginação mas que bem podia ser real, que nos leva a mergulhar de imediato nas palavras da autora, escrita com uma mestria verdadeiramente invejável. Nota máxima pelas horas de leitura em que estive completamente submersa na trama.”
O tempo entre os meus livros






Dorothy Koomson é uma das minhas escritoras preferidas, é simples, extremamente simpática e encantadora e tive o prazer de a conhecer em 2014, escreve com alma e coração. Já li todos os livros editados em Portugal e a todos dei nota 5*, mestre nas palavras, exímia nas frases e nos romances que cria.
Que dizer mais! Excelente a escrever sobre o Amor e Temas Sensíveis!

A leitura deste livro, foi sem paragens e prendeu-me da primeira à última página de tão encantadora, delicada, cativante, surpreendente, envolvente, emocionante, e  fluída que me levou a querer chegar o mais depressa possível ao fim, mas, no fim deixou-me com um misto de alegria e tristeza por ter terminado.
A escrita é informal, simples, criativa, apaixonante, dinâmica, clara e deliciosa.
Um livro fantástico com uma história extraordinária e comovente.
A Dorothy tem um grande “defeito”, ser uma verdadeira contadora de histórias, as narrativas prendem-nos de tão reais e completas, com cenários magníficos, descrições excelentes e personagens autênticos que poderiam ser qualquer um de nós e deixa-nos sempre a querer mais.
Esta e uma história de segredos, mistérios, incertezas, abandono, mentiras, sentimentos, traições, doenças, morte, coragem, determinação, laços de sangue e não poderia faltar de Amor.
A autora num só livro consegue abordar tantas questões pertinentes e relacioná-las numa mesma história sem se perder em nenhuma delas! É verdade Dorothy consegue com primazia e destreza juntar todos estes temas e tratá-los de uma forma incrível.

O enredo do livro prende-se com a adopção de uma menina negra por uma família branca, devido à diferença de cor Clemency Smittson desde cedo soube que os pais que a estavam a criar, não eram os pais biológicos. 
A vida de Smitty não foi nenhum mar de rosas, mas sim pelo contrário desde cedo sentiu o preconceito e a discriminação da sua raça.
A única recordação que Smitty tinha da mãe biológica era um berço de cartão com borboletas pintadas à mão onde guardava as suas recordações e fotografias.
De repente a vida de Smitty dá uma volta de 360º, perde o pai adoptivo, separa-se do marido e para  tentar esquecer o passado decide mudar de cidade e vai viver com a mãe adoptiva para Brighton e Hove onde nascera à 37 anos.
Por obra do destino Clemency Smittson conhece a familia biológica.
É aqui que a personagem vai descobrir o seu passado e a razão de ter sido dada para adopção.
Haverá alguma justificação para uma decisão tão delicada como a adopção?
Conseguirá Smitty entender o abandono e perdoar a família biológica?

Dorothy pega nestes assuntos melindrosos como a adopção e o racismo e trata-os com excelência e primor, temas psicológicos que explora ao mais alto nível.  

Obrigada Dorothy Koomsthy por mais uma Excelente história e um desenvolvimento perfeito com princípio, meio e “fim”.
Recomendo sem reservas a escritora que a cada história que escreve surpreende-me, e eleva-me as expectativas para futuros livros. Realço a imaginação fértil da autora e o provérbio popular “Parir é dor, e criar é amor”.



Dorothy Koomson

Apaixonada desde sempre pela palavra escrita, Dorothy Koomson escreveu o seu primeiro romance aos 13 anos. A filha da minha melhor amiga foi o seu primeiro livro editado em Portugal. A história comovente de duas amigas separadas pela mentira e unidas por uma criança encantou as leitoras portuguesas. Pedaços de ternuraBons sonhosmeu amorO amor está no ar Um erro inocenteO outro amor da vida dela eA praia das pétalas de rosa foram igualmente bem-sucedidos, consagrando a autora como uma referência para as leitoras portuguesas. 
Descubra mais em: www.dorothykoomson.co.uk


Sem comentários:

Enviar um comentário