segunda-feira, 25 de julho de 2016

Suma de Letras | A Livraria dos Finais Felizes de Katarina Bivald (opinião)


A Livraria dos Finais FelizesKatarina BivaldSuma de LetrasISBN: 978 989 6650 704528 PáginasPVP c/ IVA 19,70€ 

Há sempre uma pessoa para cada livro e um livro para cada pessoa.

"Uma história comovente sobre o poder transformador da literatura."Revista People
Sobre o livro:
Se a vida fosse um romance, o da Sara certamente não seria um livro de aventuras. Em vinte e oito anos nunca saiu da Suécia e nenhum encontro do destino desarrumou a sua existência. Tímida e insegura, só se sente à vontade na companhia de um bom livro e os seus melhores amigos são as personagens criadas pela imaginação dos escritores, que a fazem viver sonhos, viagens e paixões. Mas tudo muda no dia em que recebe uma carta de uma pequena cidade perdida no meio do Iowa e com um nome estranho: Broken Wheel. A remetente é uma tal Amy, uma americana de 65 anos que lhe envia um livro. E assim começa entre as duas uma correspondência afetuosa e sincera. Depois de uma intensa troca de cartas e livros, Sara consegue juntar o dinheiro para atravessar o oceano e encontrar a sua queria amiga. No entanto, Amy não está à sua espera, o seu final, infelizmente, veio mais cedo do que o esperado. E enquanto os excêntricos habitantes, de quem Amy tanto lhe tinha falado, tomam conta da assustadora turista (a primeira na história de Broken Wheel), Sara decide retribuir a bondade iniciando-os no prazer da leitura. Porque rapidamente percebe que Broken Wheel precisa de um pouco de aventura, uma dose de auto-ajuda e, talvez , um pouco de romance. Em suma, esta é uma cidade que precisa de uma livraria. E Sara, que sempre preferiu os livros às pessoas, naquela aldeia de poucas gentes, mas de grande coração, encontrará amizade, amor e emoções para viver: e finalmente será a verdadeira protagonista da sua vida.


Como diz no subtítulo e muito bem “Há sempre uma pessoa para cada livro e um livro para cada pessoa” e esta leitura dá-nos a conhecer títulos e mais títulos, pormenores e detalhes de variados livros.
Todos nós temos aqueles livros de que mais gostamos, mas não quer dizer que toda a gente goste desses mesmos livros. Cada pessoa tem o seu próprio livro.
Uns livros são brilhantes, outros perfeitos e ainda outros mais do mesmo. Há livros de todos os géneros literários, romances, policiais, ficção, eróticos, espionagem e outros.
Comecei então a leitura deste livro com muita curiosidade e interesse, pois um livro que fala de livros é sempre bem vindo para qualquer amante de leitura. Desde as primeiras páginas que fiquei agarrada à história e a sua leitura fez-se num ápice. A escrita é simples, objectiva, directa, eficiente e clara nas descrições, nas características e particularidades.
O titulo deste livro desperta a curiosidade a qualquer pessoa que goste de ler e abre portas para a reflexão. Um livro doce, divertido e de fácil leitura. Não é um romance de amor, mas é uma história carregada de amor e carinho pelo próximo.
Esta é a história de Sara, uma rapariga simples nem feia nem bonita que trocava correspondência com uma americana tão apaixonada por livros quanto ela. Sara a convite de Amy desloca-se da Suécia (o seu país) para a visitar na América, numa pequena cidade chamada Broken Wheel perdida no meio do nada. Sara ia feliz porque ia conhecer a sua amiga e ia visitar outro país, pois como estava desempregada e o relacionamento e o diálogo com a família era praticamente inexistente, nada como mudar de ambiente. Não estava era à espera da aventura que lhe reservava a chegada àquela pequena cidade. Foi uma tristeza enorme para Sara quando chegou aquela terra e soube que a sua confidente e amiga já tinha partido deste mundo. Que seria de Sara ali sozinha sem conhecer ninguém? Onde ficaria instalada? A partir daqui o destino e a vida de Sara ia ser alterado por aquelas pessoas que a adoptaram como se de uma filha da terra se tratasse.
Costuma-se dizer o futuro a Deus pertence, neste caso o futuro de Sara pertencia aos habitantes de Broken Wheel.
Uma história de amizade, compaixão, ternura, solidariedade, carinho, sentimentos, paixão e amor.
Dei algumas gargalhadas em relação às pessoas das camisas aos quadrados.Com a chegada de Sara também a cidade ficou diferente, mais animada, solidária e comunicativa.
Adorei todos os personagens da história desde o Tom, a Grace, o "pobre" George e não esquecendo o John um homem triste e solitário.
Há livros tristes e alegres, com finais felizes e outros infelizes, este livro é marcado por momentos inesquecíveis e de verdadeira amizade. Um livro com um ambiente livrólico e familiar.
Uma leitura que recomendo a quem gosta de livros e queira participar na vida das pessoas desta pequena cidade J
Ninguém ficará indiferente a este livro, obrigada Suma de Letras
pela oportunidade desta leitura que Adorei ♥♥


Katarina Bivald cresceu a trabalhar em part-time numa livraria. Vive nos arredores de Estocolmo, na Suécia, rodeada de todas as prateleiras de livros que pode encaixar em casa. Ainda não decidiu se prefere os livros às pessoas. A livraria dos finais felizes é o seu primeiro romance, cujos direitos foram vendidos para 25 países e que alcançou um grande sucesso junto dos leitores e da crítica em todos os países onde foi publicado.

Sucesso que também está a lograr com o seu segundo romance.

Sem comentários:

Enviar um comentário