quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Sobre a Alma e o Pó Dela de Soraia Ribeiro, Livros de Ontem

Soraia Ribeiro
Livros de Ontem
Páginas: 100
Ano Impressão: 2016
Prefácio: João Batista
ISBN: 978-989-8762-61-0
Edição: 1º



“O pó simboliza os constrangimentos que o ser humano encontra no decorrer da vida. No desenrolar do livro, o personagem explica, de modo crítico e moralista, que constrangimentos são esses e como é que o Homem se pode libertar deles de modo a evoluir para um estado de compreensão maior. Ao pregar e reflectir sobre os problemas do mundo e do homem comum, o personagem alcançou por ele próprio a humanidade.

Um profundo e belo monólogo onde o personagem discursa de modo aforístico e convida o leitor a experiênciar os seus estados de espírito. De um homem misantropo e muito revoltado a uma pessoa serena e compreensiva, Sobre a Alma e o pó dela vai levá-lo numa viagem ao mais profundo da civilização onde será interpelado a questionar se, de facto, aproveita o que de melhor a vida tem para oferecer."


Sobre a alma e o pó dela é um monólogo que nos obriga a viver momentos diferentes ao mesmo tempo. O autor expõe ao leitor os seus pensamentos e sentimentos em cada texto, tais como: emoções, debilidades, temores, perturbações, decepções, perda, sofrimento, raiva, solidão, esperança, amor, beleza, amizade, paz, felicidade, saudades, etc….

O autor catapulta-nos numa viagem por vários caminhos e destinos, desencadeando múltiplos sentimentos controversos. 
Estados psicológicos que nos aprisionam no decorrer da vida e para os quais não temos controlo. 
Dentro de nós existem inúmeros estados de espírito para os quais por vezes não temos resposta.
A autora é possuidora de uma escrita clara, séria, simples, bela e emocionante e sente o que escreve.

A leitura sente-se, cheira-se, comove e as 97 páginas devoram-se num ápice.
Estes textos davam um excelente monólogo vertiginoso em palco, pois são uma riqueza admirável de situações emocionais e uma grande reflexão para o Homem.
A idade não perdoa e a espera do que o destino nos reserva é um caminho incerto. O destino depende das escolhas que por vezes fazemos.
O ser humano nada mais é que a alma e o pó dela! Diz a Bíblia Gênesis 3,19  “Do pó viemos e ao pó voltaremos”.

Recomendo a leitura sem sombra de dúvidas a quem queira reflectir sobre o que e quem somos. Não é um livro qualquer, mas sim um livro para a vida que não vai deixar ninguém indiferente!



1 comentário:

  1. Adorei, adorei, adorei!!
    Um grande beijinho,
    Banal Girl
    www.the-banal-girl.blogspot.com
    )

    ResponderEliminar