quarta-feira, 15 de julho de 2015

O Fim Das Estações de Will North (opinião)

O Fim Das Estações
Will North
16,50 € 14,85 €
Coleção: Grandes Narrativas
Nº na Coleção: 611
Data 1ª Edição: 04/07/2015
Nº de Edição: 1ª
ISBN: 978-972-23-5584-1
Nº de Páginas: 280


Sinopse

A caminho do trabalho, Colin Ryan encontra Pete - a mulher que ama há 30 anos e que é casada com o seu melhor amigo - caída inconsciente numa curva perigosa da estrada. Acreditando tratar-se de uma tentativa de suicídio, Colin faz o que sempre fez desde que se iniciou a sua amizade turbulenta: trata de Pete e conforta-a, atento às pistas que poderão resolver o mistério que a deixou quase moribunda à beira da estrada enevoada.

No típico estilo de Will North, simulaneamente lírico e apaixonante, O Fim das Estações reúne um brilhante elenco de personagens que ganham vida no belíssimo cenário de Puget Sound, no estado norte-americano de Washington.

Este é o regresso do autor, depois do sucesso alcançado com os bestsellers Entre o Céu e a Montanha e Água, Pedra, Coração.


Citações
  • «A escrita de Will North absorve-nos e toca-nos emocionalmente. O seu tom é suave, as personagens são genuínas. Tudo tem o seu tempo e lugar perfeitos.» | UK Quality Reads
  • «Will North é um escritor de grande talento e muita expressividade, com o coração de um romântico.»£¨£ | Patricia Gaffney, autora bestseller do New York Times
  • «O génio de Will North para caracterizar as suas personagens permite-lhe criar um elenco memorável que atravessa gerações.» | Seattle Times

Desde já agradeço à Editorial Presença (Carla Sota) a amabilidade e simpatia que tiveram para comigo em me ter oferecido a leitura deste livro “O Fim das Estações” e dar os parabéns pela graciosa capa.

Esta é a história de Colin e Pete, dois amigos que se conhecem há quase 30 anos.
Colin conheceu Pete na casa que dividia com o amigo Tyler. Para Colin foi amor à primeira vista, quando se deparou com aquela rapariga de estatura baixa, com um rosto delicado e uns olhos da cor do mar, mais parecia uma boneca, ficou logo apaixonado. Só que não há bela sem senão e Pete era a namorada de Tyler.

Passados mais de 20 anos, Colin encontra Pete deitada inerte no meio da estrada de Vashon Highway praticamente em coma.
Como teria Pete vindo ali parar?
Teria Pete cometido tentativa de suicídio? Mas como, se ela estava cheia de hematomas!
Quem lhe teria provocado os hematomas?
Perguntas a que Colin não conseguia responder.

A narrativa alterna entre o presente e o passado dando-nos assim a conhecer a vida dos personagens e tornando-se a percepção da história mais real. A história é carregada de mistérios, segredos, maldições, acidentes, amizades, cumplicidade, esperança, amor e família.

O livro está muito bem escrito. A história encontra-se bem construída, desenvolvida e as descrições e os personagens bastante reais e cativantes.
A leitura foi agradável, viciante, surpreendente, fluída, emotiva, envolvente e soberba e prendeu-me da primeira à última página.
A escrita do autor é clara, simples, directa, cuidada, delicada e pontuada.

Will North é Excelente, um verdadeiro contador de histórias, prende-nos pela beleza, elegância e supremacia com que descreve os cenários e compõe as frases. Um mágico das palavras que mexe com os nossos sentimentos e coração.

Will North por vezes fez-me rir em situações como as de Miss Edwina com as suas visões e pressentimentos (senhora que adorei) outra personagem encantadora a amiga e colega Patsy pela qual criei logo empatia. Não consegui simpatizar com Tyler e com a sua postura de arrogante.

A história de amor silenciosa entre Colin e Pete, que não passava despercebida a Miss Edwina e a Patsy e decorre na bela e perfeita Ilha de Vashon.

Um romance extraordinário, interessante e intenso que recomendo sem reservas a qualquer leitor que goste de ler um livro no qual com alguma emoção somos absorvidos por ele. 
Uma óptima história para nos acompanhar nesta época de férias.


AUTOR:

Will North

Nacionalidade: Estados Unidos Da América

Biografia: Will North é um autor norte-americano com vários livros publicados de ficção e não-ficção. O seu primeiro romance, Entre o Céu e a Montanha, de 2008, foi traduzido em diversos países como Alemanha, Espanha, Japão, Israel, Polónia e Hungria. O segundo, Água, Pedra, Coração, veio confirmar o seu talento, assim como a adesão entusiástica do público, encontrando-se igualmente traduzido em vários países.
Foram ambos publicados pela Presença. O Fim das Estações é o seu terceiro romance. Will North vive com a mulher numa ilha em Puget Sound, no estado de Washington.


Sem comentários:

Enviar um comentário