terça-feira, 26 de julho de 2016

Chiado Editora | A Memória da Chuva de Sandra Freitas (opinião)

A Memória da Chuva
Autor: Sandra Freitas
Data de publicação: Maio de 2016
Número de páginas: 480
ISBN: 978-989-51-5339-8
Colecção: Viagens na Ficção
Género: Ficção
Idioma: Pt

Editora: Chiado Editora



Sinopse

Pode o tempo mudar um amor destinado a existir e a perdurar? Pode um amor antigo sobreviver ao presente e à doença?

Inês e Jorge viveram, na sua juventude, um namoro idílico, invejado e admirado por muitos, amando-se profundamente. Quando o destino se encarrega de os separar, por circunstâncias indesejadas e mal interpretadas, Jorge parte em busca da realização das suas ambições, tornando-se num respeitado e conceituado cirurgião cardiotorácico. Inês fica onde sempre esteve, revelando-se uma profissional dedicada e mãe extremosa, demasiado ligada a tudo o que não seja ela própria.

Doze anos depois, tudo muda. Jorge regressa, precipitando Inês numa espiral de emoções contraditórias, à medida que ambos reavivam sentimentos e revoltas antigas. No entanto, agora existe Sofia, uma menina perfeita e dócil que encanta e confunde Jorge desde o primeiro momento e que Inês resguarda com o velo de uma mãe impetuosa.

É neste contexto que Inês descobre que está gravemente doente, com um cancro da mama. E, ao mesmo tempo que luta entre um amor que nasceu para ser eterno e um conjunto de dúvidas e amarguras que a perseguem desde há muito tempo, começa a lutar também pela sua sobrevivência, descobrindo que a vida nos pode trazer muito sofrimento mas também algumas surpresas.



Fui contactada pela autora Sandra Freitas para a leitura do seu livro, pedido esse a que acedi com prontidão.
Escrever esta opinião após o término da leitura, foi das mais difíceis que já escrevi até hoje (ainda estou a digerir o final). No início pensei que fosse uma história de ficção, mas com o avançar desta (acredito que possa corresponder à realidade), pouco importa se é uma história inventada ou uma história verdadeira, o facto é que é muito dura e devastadora. Esta história representa o quotidiano e há por aí tantas "Inês e Jorges" por esse mundo fora!

Há aqueles livros que nos prendem no inicio da história, este é daqueles que me agarrou logo de imediato à primeira página e prendeu-me até à última sem me dar sossego.
- Sandra o que eu queria que não tivessem existido as páginas 475 à 478! Desfecho que já era espectável (um verdadeiro soco no estômago).

A autora é possuidora de uma escrita simples, concisa, clara, directa e fluída. Uma história com segredos,  emocionante, cativante e perturbante e uma narrativa bem redigida, organizada e contextualizada no tempo e no espaço.
Há livros que me fazem chorar e outros que me levam às lágrimas, costumo dizer que autores que mexem com os nossos sentimentos são uns verdadeiros contadores de histórias.
A Sandra Freitas sabe prender a atenção do leitor e levou-me às lágrimas. Obrigada Sandra sou tua fã e seguidora, espero ansiosamente por um novo livro.

Esta é a história de Inês, Sofia e Jorge, doze anos separam os personagens.
Há doze anos atrás Inês e Jorge eram dois jovens apaixonados e nada nem ninguém os poderia separar. 
Aquela situação com que ela não conseguia lidar e a visão que ele avistou veio separar um Grande e Verdadeiro Amor!
Teria Inês escondido um segredo de Jorge? Ou teria sido Jorge que não teria querido saber?
Passado este tempo, Jorge era um médico conceituado e estimado cirurgião cardiotorácico, mas também um homem amargurado, magoado e o coração fechado ao amor. Inês era uma enfermeira querida por todos, mas também no seu coração existia tristeza, saudade, angústia e medo.
O encontro entre os dois desencadeou um turbilhão de sentimentos, perturbações e emoções.
Quem seria  a dona daquele olhar de sorriso feliz e alegre que desconcertava Jorge ao olhar para aquela foto?
Agora que os caminhos de Inês e Jorge se voltaram a cruzar e como não há bela sem senão, Inês vai deparar-se com a pior das doenças. 
A partir daqui é a luta pela sobrevivência e por um amor que julgava há muito perdido.
A história gira em torno das cidades do Porto e Coimbra.

Esta história de vida é um caminho de alegrias, tristezas, lembranças, mágoas, angústias, sofrimentos, emoções, sentimentos, encontros e desencontros e armadilhas do destino.

Este livro tem magia e vivências, nota-se que é o ofício da autora, pois a maneira como ela escreve sobre a rotina e o ambiente hospitalar é perfeita.

A CHUVA ENCONTRAVA-SE EM TODOS OS MOMENTOS E SITUAÇÕES VIVIDOS PELOS PERSONAGENS!

Recomendo como não poderia deixar de ser a leitura deste livro que é um autêntico romance de amor que vai emocionar e prender qualquer leitor.
Adorei a leitura, Obrigada Sandra Freitas e Chiado Editora ♥♥



Sandra Marília Pereira Freitas, 39 anos de vida, enfermeira desde 1999. Reside em Vila Nova de Gaia desde adolescente mas é natural de uma aldeia rural do Marco de Canaveses.

Escreve desde que descobriu a capacidade de elaborar histórias, misturando vivências e enredos que vai entretecendo à medida que a sua vida gira e avança.

A escrita é um sonho antigo mas, sobretudo, é a alegria imensa de colocar a palavra fim num texto e saber que colocou lá tudo aquilo que queria e como queria. Dos muitos textos e histórias guardados na gaveta, A memória da chuva é a obra que escolhe para partilhar, esperando que seja do agrado de muitos.



Sem comentários:

Enviar um comentário