quarta-feira, 16 de novembro de 2016

A CÉLULA ADORMECIDA de Nuno Nepomuceno, Top Books (opinião)

A Célula Adormecida
de Nuno Nepomuceno 
ISBN: 9789897060502

Edição ou reimpressão: 26-10-2016
Editor: Top Books
Idioma: Português
Dimensões: 154 x 233 x 39 mm
Páginas: 592
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Policial e Thriller

«Assim queira Deus, o Califado foi estabelecido e iremos invadir-vos como vocês nos invadiram. Iremos capturar as vossas mulheres como vocês capturaram as nossas mulheres. Vamos deixar os vossos filhos órfãos como vocês deixaram órfãos os nossos filhos.»
Daesh, o autoproclamado Estado Islâmico, 2014.

Em plena noite eleitoral, o novo primeiro-ministro português é encontrado morto. Ao mesmo tempo, em Istambul, na Turquia, uma reputada jornalista vive uma experiência transcendente. E em Lisboa, o pânico instala-se quando um autocarro é feito refém no centro da cidade. O autoproclamado Estado Islâmico reivindica o ataque e mostra toda a sua força com uma mensagem arrepiante.

O país desperta para o terror e o medo cresce na sociedade. Um grande evento de dimensão mundial aproxima-se e há claros indícios de que uma célula terrorista se encontra entre nós. Todas as pistas são importantes para o SIS, sobretudo, quando Afonso Catalão, um conhecido especialista em Ciência Política e Estudos Orientais, é implicado.

De antecedentes obscuros, o professor vê-se subitamente envolvido numa estranha sucessão de acontecimentos. E eis que uma modesta família muçulmana refugiada em Portugal surge em cena.
A luta contra o tempo começa e a Afonso só é dada uma hipótese para se ilibar: confrontar o passado e reviver o amor por uma mulher que já antes o conduziu ao limiar da própria destruição.

Com uma escrita elegante e o seu já tão característico estilo intimista e sofisticado, inspirado em acontecimentos verídicos, Nuno Nepomuceno dá-nos a conhecer A Célula Adormecida. Passado durante os 30 dias do mês do Ramadão, este é um romance contemporâneo, onde ficção e realidade se confundem num estranho mundo novo e aterrador que a todos nos perturba. Um thriller psicológico de leitura compulsiva, inquietante, negro e inquestionavelmente atual.


Novamente o Nuno com a sua simpatia e delicadeza fez a amabilidade de me enviar um exemplar da sua obra prima. Muito Obrigada 💗

Desde já quero dar os parabéns à Emma Graves pela Excelente e Enigmática capa, que é muito apelativa e está de acordo com a história.
Como já referi na Trilogia Freelancer o Nuno Nepomuceno é um autor nacional, com um talento excepcional, ao nível do Internacional, que nos coloca num estado emocional fenomenal.

Vou começar por falar do título do livro “A Célula Adormecida”, e o que é A Célula Adormecida perguntarão muitos de vocês.
As “Células Adormecidas” são  grupos armados terroristas ligado à Al-Qaeda e ao Estado Islâmico que são organizações jihadistas fundamentais da religião islâmica que simbolizam empenho, esforço, dedicação e luta para conquistar a fé perfeita conhecidos pelos Mujahids.
Embora as duas associações Al-Qaeda e o Estado Islâmico sigam a mesma ideologia extremista, diferem na forma de actuação. A Al-Qaeda organiza-se em forma de rede, células e aliados em diferentes países, já o Estado Islâmico as suas acções são centradas nos territórios da Síria e do Iraque, embora já tenha reivindicado ataques fora desta área.

O livro transmite conceitos, detalhes e informações ao abordar os flagelos da sociedade tais como: o terrorismo, a xenofobia, o racismo, exclusão social, comportamentos de risco, a fé que nos move, o Ramadão a discriminação e a violência. Verifica-se neste livro que o autor teve de fazer muitas pesquisas e investigações para nos oferecer todas estas particularidades. 


Vamos ao que interessa que é o conteúdo do livro. Assim que dei inicio à leitura fiquei de imediato presa à passagem dos refugiados pelo Mar Egeu, e à história de uma família siria que abandonou tudo na esperança de uma vida melhor. A mártir Aisha, Sami, a pequena Sarita e o jovem Ahmad com uns grandes e puros olhos azuis que herdara da mãe Aisha. Olhos esses que num ímpeto exibiam puro ódio. Esta família tentou a sua sorte através da travessia num pequeno bote de borracha, para muitos esta passagem transforma-se num enterro no mar.

Para os refugiados se adaptarem ao novo estilo de vida do ocidente tem de alterar o seu modo de vida, o que implica que estas sociedade estejam preparadas para acolher e integrar estas pessoas de outras culturas.

Em Portugal e passados cinco anos da passagem pelo mar Egeu da família de Sami, dá-se uma explosão a um autocarro público em plena rotunda do Marquês de Pombal, na mesma noite Henrique Brandão Melo líder do Partido Central e vencedor das Eleições Legislativas suicida-se.
Teria sido um ataque terrorista da Al-Qaeda ao autocarro em Lisboa? Quantos de nós já não estamos preocupados com a afirmação do Estado Islâmico que diz que prevê controlar Portugal e Espanha até o ano 2020! 
Será que o futuro Primeiro-Ministro se suicidou ou teria sido vitima de um atentado?

Afonso Catalão é a figura da história, é Professor na Faculdade de Ciências Socias e Humanas da Universidade Nova de Lisboa que se situa na Av. de Berna, é Especialista em Ciência Politica e em Médio Oriente com o qual criei logo empatia. É uma pessoa inteligente, culta, outrora um homem de fé e hoje desiludido com a mesma, misteriosa e com temores e segredos.
Também faz parte integrante da história Diana Santos Silva uma jornalista ambiciosa, falsa que não olha a meios para atingir os fins, antiga assessora de imprensa do Partido Central.
Que medos e segredos guarda Afonso Catalão?
Os acontecimentos também se desenrolam ao redor da família de Sami, a qual já referi anteriormente.

O autor transporta-nos numa visita guiada pela nossa maravilhosa Lisboa, arredores e ainda pela Turquia com descrições, pormenores e detalhes simplesmente fantásticos, os locais as ocorrências e os personagens são tão reais e credíveis que nos levam para dentro da própria história.

O Nuno Nepomuceno como em todos os seus livros tem uma escrita e linguagem própria, clara, natural, simples, criativa, cuidadosa, envolvente,  elaborada, acessível e de fácil compreensão que nos faz reflectir e não nos deixa interromper a sua leitura.
É com satisfação que devoro páginas atrás de páginas, enredo-me nas suas tramas e os sentimentos e perturbações são díspares.

A leitura é compulsiva, arrebatadora, frenética, viciante, empolgante e fluída com temas actuais como o sofrimento dos refugiados o terrorismo, a religião e os conflitos com outras culturas.
Além de uma história com temas muito actuais dos nossos dias e da nossa sociedade, que merecem toda a nossa atenção relativamente aos sucessivos atentados terroristas que têm sucedido na Europa, também é um ensinamento.
Este livro trata de temas sensíveis e delicados da sociedade e transmite-nos situações de gravidade do mundo em geral. Faz-nos reflectir e acredito que ninguém vai conseguir ficar indiferente a este enredo.

Uma narrativa intensa e plena de acção, suspense, mistério, conflitos, terror, segredos, dúvidas e incertezas ao longo das 586 páginas que se devoram num ápice. 
A Célula Adormecida possui principio, meio e fim, além de uma narrativa dinâmica e uma estrutura de texto magnífica que desperta o leitor.
Gostei da divisão de capítulos pequenos por intervalos de tempo e espaço, que nos permitem interpretar a acção e os acontecimentos da história mais facilmente.


"Deus é apenas um e Maomé é o Seu Profeta"

Recomendo sem reservas o Autor Nuno Nepomuceno, «A Célula Adormecida» saltou para o 1º lugar do melhores livros lidos no ano 2016, batendo assim o livro «Confia em Mim» de Lesley Pearse. Nuno é difícil alguém superar a Lesley Pearse 😄 mas tu ultrapassaste e superaste também as minhas expectativas! Adorei 💗
Não sabem o que oferecer no Natal? Ofereçam “A Célula Adormecida” uma prenda que qualquer leitor vai adorar!
💗💗💗💗💗



Nuno Nepomuceno nasceu em 1978, nas Caldas da Rainha.
É licenciado em Matemática pela Universidade do Algarve e reside na região Oeste.

Em 2012, venceu o Prémio Literário Note! com O Espião Português, o seu primeiro romance, reeditado em 2015 pela TopBooks. Seguiram-se A Espia do Oriente e A Hora Solene, os outros dois volumes da trilogia Freelancer, com a qual foi número 1 do top de vendas policiais em lojas como a Amazon, a Wook e a Bertrand.

É ainda autor dos contos «Redenção» e «A Cidade», este último incluído na coletânea 
Desassossego da Liberdade.A Célula Adormecida é o seu novo trabalho, o primeiro thriller
 religioso da carreira.

Referências

N.º 1 top de vendas de thrillers em português Amazon.com;
N.º1 top de vendas de livros policiais e thrillers Wook.pt;
N.º 1 top de vendas de livros policiais e thirllers Bertrand.pt;
N.º 2 top de vendas de thrillers google play;
N.º 5 top de vendas de livros policiais Fnac.pt;
N.º 8 top de vendas nacional Sonae.

Prémios Literários

Prémio Note! 2012 (parceria grupo LeYa, revista Lux Woman e lojas Note!)

Prémios Académicos

Bolsa de estudo por mérito 2000/ 01;
Prémio do senado da Universidade do Algarve para o aluno com a melhor média final de curso 2000/ 01.

"O ESPIÃO PORTUGUÊS" "A ESPIA DO ORIENTE" "A HORA SOLENE"

Trilogia Freelancer 



2 comentários:

  1. Olá :) Enviamos um convite para o teu email.
    Contamos contigo? :)

    ResponderEliminar
  2. Fiquei imensamente curiosa com este livro!!
    Parabéns pelo bom blog!
    Cumprimentos,
    Banal Girl
    www.the-banal-girl.blogspot.com
    Se não fosse pedir muito, podia passar pelo meu blog e, se gostar, seguir? É muito importante! :)

    ResponderEliminar