segunda-feira, 18 de maio de 2015

A Espia do Oriente Freelancer - Livro II de Nuno Nepomuceno (opinião)

Freelancer - Livro II
Dúvida. Confiança. Traição.
Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 488
Editor: Top Books
ISBN: 9789897061479
Dimensões: 153 x 233 x 28 mm
Encadernação: Capa mole
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática:
Livros em Português
Literatura > Policial e Thriller


Sinopse
Dubai, Emirados Árabes Unidos.

De férias na região, um investigador norte-americano é raptado do hotel onde se encontrava instalado. Uma nova pista sobre um antigo projecto de manipulação genética é descoberta e a Dark Star, uma organização terrorista internacional, está decidida a utilizar os conhecimentos deste cientista para ganhar vantagem.

Contudo, de regresso à Europa, uma das suas operacionais resolve trair o sindicato do crime e oferece-se para trabalhar como agente dupla ao serviço da inteligência britânica. O mistério adensa-se quando esta mulher, de nome de código China Girl, impõe como única condição colaborar com André Marques-Smith, o director do Gabinete de Informação e Imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros português e espião ocasional.

Obrigados a trabalhar juntos para evitarem um atentado a uma importante líder europeia, uma atmosfera tensa, de suspeição e desconfiança, instala-se de imediato entre os dois. Mas que segredos esconderá esta mulher, cujo próprio nome é uma incógnita? Serão as suas intenções autênticas? Será o espião português capaz de resistir à sua invulgar e exótica beleza?

Vencedor do Prémio Literário Note! 2012, Nuno Nepomuceno regressa com A Espia do Oriente, o segundo livro da série Freelancer. Por entre os cenários reais de Budapeste, Berlim, Londres, Courchevel, Dubai e Lisboa, o autor transporta-nos para um mundo de mentiras, complexas relações interpessoais, e reviravoltas imprevisíveis. Uma reflexão profunda sobre os valores tradicionais portugueses, contraposta com a sua já habitual narrativa intimista e sofisticada, e que vai muito além do tradicional romance de espionagem.


Quero agradecer novamente ao Nuno a amabilidade e gentileza que teve em me oferecer a “menina dos olhos dele” A Espia do Oriente Livro II da série Freelancer, continuação do “Espião Português”.

Um autor experiente que nos trás um tema iminente,
“Ao Espião Português” mas de todo independente,
Que vai ser uma viagem deveras imprudente,
De um assunto bastante influente!

A narrativa deste livro é uma verdadeira montanha russa, muita acção, aventura, segredos, mentiras, mistérios e suspense. Ao longo da história, os acontecimentos sucedem-se constantemente e nada daquilo que parece ser, é.

A leitura é delirante, compulsiva, frenética, fluida e agradável. Desenrola-se a um ritmo acelerado e surpreendente, que nos prende da primeira à última página. A cada página que virava havia dúvidas e desconfianças e mais me parecia estar sentada numa sala de cinema a ver um filme do 007 pleno de acção, assim como no cinema não consigo tirar os olhos do ecrã, nesta leitura arrebatadora acontece-me o mesmo.

A escrita do autor é clara, simples, criativa, esmerada, fluída e envolvente.
Os ambientes, os detalhes, os cenários, os discursos e os personagens devidamente estruturados, trabalhados e desenvolvidos, para assim termos uma melhor visão de toda a história.

A Espia do Oriente muda de cenário e país constantemente e leva-nos a conhecer cidades como Budapeste, Berlim, Londres, Courchevel, Dubai e Lisboa, Verifica-se que o autor teve de fazer grandes pesquisas e investigações prévias. A narrativa é surpreendente e engenhosa.

A história começa no Burj Khalifa Bin Zayid no maior arranha-céu do Dubai, nos Emirados Árabes Unidos com a China Girls em plena acção numa missão terrorista e somos transportados para um mundo de espionagem, suicida e violência.    
Quem é na realidade China Girls, será uma assassina, uma ladra, uma mentirosa ou uma mulher sofrida pelo seu passado……?
De regresso à Europa China Girls oferece-se para trabalhar como agente dupla nos serviços secretos dos serviços de inteligência ou serviços de informações britânicos, mas impõe como seu parceiro André Marques Smith.

Conseguirão algum dia os personagens sentirem Confiança absoluta entre um e outro, ou a Traição e as Dúvidas permanecerão sempre presentes nos seus íntimos?
O perigo está sempre presente neste enredo pleno de acção, mas o que seria da vida sem riscos! A profissão dos personagens é uma aventura constante, mas plena de Dúvidas, desconfianças, incertezas e confusões.

Para quem não leu o livro anterior, este dá-nos muitas indicações de quem são este ou aquele personagem e informações sobre a história o que poder-se-à ler sozinho, mas eu aconselho a que leiam “O Espião Português” em primeiro lugar para se ter uma visão mais clara e esclarecedora da história.

Desta vez o autor superou ainda mais as minhas expectativas, pois neste livro verifica-se um aperfeiçoamento e crescimento bastante grande em termos de escrita (mais requintada) e do desenvolvimento da acção.
Aguardo ansiosamente pelo terceiro e último da série.

Um livro assim,
Dá cabo de mim,
As sensações e o frenesim,
Como eu me senti no fim!

Muito Bom J
Recomendo sem reservas o autor aos fãs de uma boa história plena de acção, suspense, espionagem, imaginação, pela escrita e pelo desenvolvimento da narrativa.

Os meus parabéns ao Nuno Nepomuceno e à Topbooks 
Por ter apostado num autor nacional
Com um talento excepcional
Ao nível do internacional.

Sobre o autor

Nuno Nepomuceno nasceu em 1978, nas Caldas da Rainha.
É licenciado em Matemática pela Universidade do Algarve e reside na região Oeste.
No ano letivo de 2000/ 2001, recebeu o Prémio do Senado da Universidade do Algarve para melhor média final de curso e a Bolsa de Estudo por Mérito.
Em 2003, ingressou na empresa NAV E.P.E. - a prestadora de serviços de tráfego aéreo em Portugal.
Até 2008, trabalhou na Torre de Controlo de Ponta Delgada, e atualmente, na do Aeroporto de Lisboa
Em 2012, venceu o Prémio Literário Note! com O Espião Português, o seu primeiro romance.
Para mais informações, por favor consultar Nuno Nepomuceno



Sem comentários:

Enviar um comentário