terça-feira, 17 de novembro de 2015

A Hora Solene - Freelancer - Livro III de Nuno Nepomuceno (opinão)

A Hora Solene 
Freelancer - Livro III
Lutai, vós homens de valor.
Edição/reimpressão:2015
Páginas: 486
Editor: Top Books
ISBN: 9789897060021

Dimensões: 155 x 235 x 28 mm
Encadernação: Capa mole
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática:
Livros em Português
Literatura > Policial e Thriller


Sinopse

LUTAI, VÓS, HOMENS DE VALOR


Londres, Reino Unido. 

Numa fria noite de tempestade, um homem é esfaqueado e abandonado na rua. A poucos quilómetros de distância, um terrorista pertencente a uma organização criminosa auto-intitulada O Gótico entrega-se aos serviços secretos. Ao mesmo tempo, um avião sofre um violento atentado ao sobrevoar a Irlanda e um vídeo é enviado à redação de uma famosa cadeia televisiva.

A intriga acentua-se quando um milionário começa a ser alvo de extorsão. No centro destes acontecimentos, encontra-se André Marques-Smith. Alto funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o espião português é obrigado a protegê-lo. Mas não está sozinho. Foragidos, dois colegas dissidentes regressam e revelam ao mundo a verdadeira génese de um antigo projeto de manipulação genética. E há ainda uma mulher. Em parte incerta, esta enigmática espia de feições orientais poderá ser a chave de todo o mistério. Mas que explicação haverá para o seu desaparecimento? Conseguirão os dois agentes ultrapassar o fosso criado entre eles?

Através de uma viagem frenética por entre os deslumbrantes cenários reais de Moscovo, Londres, Hong Kong, Macau, Praga, o Grande Buraco Azul e Lisboa, os perigos multiplicam-se e André dá por si a lutar pela sobrevivência. Questões sobre ética, moral, religião, família e o valor da vida humana são levantadas. E uma teia de falsas verdades, ilusões e complexas relações interpessoais é desvendada no derradeiro capítulo de uma série policial que já marcou a ficção portuguesa.

Inspirado num discurso de guerra de Winston Churchill, depois de ver o talento confirmado com A Espia do Oriente, revelado ao público através da vitória no Prémio Literário Note! 2012 com O Espião Português, Nuno Nepomuceno apresenta A Hora Solene, a terceira e última parte da trilogiaFreelancer. Um romance de espionagem imprevisível, no já característico estilo sofisticado e intimista do autor, onde os valores tradicionais da cultura nacional se fundem com uma abordagem inovadora e única que o irá surpreender. 


I “E se toda a sua vida não passar de uma mentira?” 
II “Dúvida. Confiança. Traição.” 
III “Lutai, vós homens de valor.” 

Quero agradecer novamente ao Nuno a amabilidade e gentileza que teve em oferecer-me mais um dos seus “meninos” A Hora Solene.

Mais uma leitura que me prendeu e seduziu pela narrativa ágil, pela escrita de uma mão cheia de talento, inundada de acção e a um ritmo frenético e alucinante que desde as primeiras páginas não deixam ninguém indiferente. Simplesmente espectacular!
Ai o “nosso” André!!!
Obrigada Nuno por este final que adorei e não poderia ser melhor! Uma trilogia que marca qualquer leitor.
As palavras custam a sair, e ainda estou a descontrair, porque não consigo exprimir, a lufada de emoções que estou a sentir.

Como já referi nos livros anteriores o Nuno é um escritor com um talento excepcional ao nível do internacional, qual Ken Follett, qual Truman Capote, Ian Fleming, Jack Higgins, John Le Carré, Eric Ambler……….. entre outros, o Nuno é português (é nosso) e não digo mais nada, porque caso fosse americano ou inglês a trilogia seria um verdadeiro Bestseller a nível mundial. Vamos apoiar o que é nacional, porque é tão bom ou melhor que o internacional! O meu lema é “O que é nacional é bom!”

Uma narrativa plena de organizações, viagens, orientações, acontecimentos, imaginação, terrorismo e espionagem em diversos pontos do mundo, tais como: Londres, Moscovo, Hong Kong, Macau, Praga e não poderia faltar a nossa Lisboa.
Os pormenores, as descrições, os locais, as ocorrências e os personagens com que o autor nos brinda são tão claros e bem descritos que parece que estamos dentro da própria história.
A escrita do autor é clara, simples, criativa, fluída e envolvente e a cada livro que escreve mais aperfeiçoada se torna.
Um livro de leitura clara, fluída, viciante, frenética, empolgante, pleno de acção, suspense, mistérios, dúvidas, incertezas e erros são-nos apresentados ao longo das 486 páginas que se devoram num ápice.
  
Embora aparentasse mais, só tinha ainda vinte e oito anos, era um jovem diferente dos outros mas com sonhos iguais, este era André Marques-Smith que se encontrava a lutar pela vida.
Conseguirá André sobreviver à tentativa de homicídio?
Qual a razão que levou aquela mulher enigmática a cometer tal atitude?
Conseguirão algum dia André e Anna ultrapassar os problemas existentes entre os dois?
Conseguirá o bem vencer o mal?
Será esta A Hora Solene do André?

Não vou divulgar muito acerca do livro, pois este merece que a revelação, seja feita com a sua leitura e cada pessoa tirar a própria conclusão.
Com a leitura deste livro o autor vai-nos dando variadas indicações dos livros anteriores, mas aconselho a lerem a trilogia completa que não se vão arrepender, pelo contrário oferecem-nos momentos de prazer intensos e excitantes.

Ao dizer adeus à Trilogia Freelancer, fiquei com uma lágrima no canto do olho L de saudades. Para quando o próximo livro Nuno?

No fim do livro, o Nuno agradece publicamente o apoio e a ajuda recebida de várias entidades e pessoas, onde consta o meu nome. Da minha parte eu é que agradeço toda a amabilidade e simpatia que o Nuno tem para connosco, não obstante o magnífico escritor que é!

A Trilogia Freelencer “O Espião Português, A Espia do Oriente e A Hora Solene” marcam a ficção portuguesa pela sua beleza e destreza.

Recomendo sem reservas o autor, EXCELENTE J

O Espião e a Espia chegaram finalmente ao final,
Só o Nuno conseguiria por que é profissional,
Dar um desfecho assim tão divinal,
À sua trilogia tão interpessoal e organizacional!


Nuno Nepomuceno nasceu em 1978, nas Caldas da Rainha.

É licenciado em Matemática pela Universidade do Algarve e reside na região Oeste.

No ano letivo de 2000/ 2001, recebeu o Prémio do Senado da Universidade do Algarve para melhor média final de curso e a Bolsa de Estudo por Mérito.

Em 2003, ingressou na empresa NAV E.P.E. - a prestadora de serviços de tráfego aéreo em Portugal.

Até 2008, trabalhou na Torre de Controlo de Ponta Delgada e, atualmente, na do Aeroporto de Lisboa.

Em 2012, venceu o Prémio Literário Note! com O Espião Português, o seu primeiro romance, reeditado em 2015 pela TopBooks. Seguiu-se A Espia do Oriente, o segundo volume da trilogia FreelancerA Hora Solene é o seu novo livro, com o qual termina a série.

É ainda autor dos contos «Redenção» e «A Cidade», este último incluído na colectâneaDesassossego da Liberdade.

Encontra-se a trabalhar num novo romance, ainda sem título e data de lançamento anunciados.


Para mais informações, por favor consultar www.nunonepomuceno.com.


Freelancer - Livro I
E se toda a sua vida não passar de uma mentira?


Freelancer - Livro II
Dúvida. Confiança. Traição.


Sem comentários:

Enviar um comentário