segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O Amor é uma Canoa

O Amor é uma Canoa Ben Schrank  Edições ASA


Sinopse

Stella Petrovic é uma ambiciosa editora a braços com uma missão quase impossível: colocar um livro nas listas de bestsellers mais concorridas dos Estados Unidos.
Mas não se trata de um livro qualquer e sim do manual de autoajuda O Casamento é uma Canoa, que foi publicado há já cinquenta anos.


Peter Herman é um herói nacional graças a esse mesmo livro, o primeiro e último da sua carreira. Os conselhos sentimentais de O Casamento é uma Canoa inspiraram gerações de americanos. Com um casamento longo e feliz, Peter era a prova da eficácia das suas próprias palavras. Agora, viúvo e sem esperança, duvida de tudo o que escreveu tantos anos antes.
Para Stella, o que está em jogo não suporta dúvidas ou hesitações. A editora está disposta a tudo para convencer o mundo de que O Casamento é, de facto, uma Canoa. E nada melhor do que encontrar um casal em busca de salvação. Emily e Eli estão casados há pouco tempo mas a paixão que os uniu está desgastada pela rotina. São perfeitos para o plano que Stella tem em mente… mas, para isso, ela terá de conseguir o apoio da única pessoa que não acredita no livro: o seu autor.


A minha opinião

Este livro cativou-me pela sua sinopse e pela apelativa capa a qual demonstrava paz, calma e serenidade. Pensei com os meus botões vai ser uma leitura suave.
Li-o muito rápido pois estava a participar numa maratona literária. Não que estivesse a gostar mas porque precisava de páginas de leitura.
Uma escrita simples, fluida, mas muito confusa pois as quebras na história tornava esta aborrecida, e assim um pouco complicada.
Peter Hermann o autor do livro “O casamento é uma canoa”, inspirou milhares de americanos e remediou muitos casamentos. 
Dá-nos a conhecer o porquê do autor ter escrito o livro.
É a personagem principal da história tendo tido um enorme êxito.
A editora Stella Petrovic, é uma editora ambiciosa que pretende novamente reeditá-lo e, fazer de um livro publicado à 50 anos, um bestsellers. 
Para tal decide promover um concurso onde o prémio seria um fim de semana com o autor. 
Este livro é baseado nas relações entre as pessoas. É simples, ambicioso e a forma como encaramos os compromissos do passado.  
É um livro de inter-ajuda e explora a visão dos diferentes aspecto que as pessoas têm da vida.
Mostra-nos certas realidades da vida e a recusa de alguns perante elas.
Iremos conhecer ao longo da história a relação dele com a sua falecida mulher, bem como com outras com quem teve envolvimentos.
Emily e Eli, estão casados há 3 anos e parecem ter um casamento estável. Mas certo dia Emily começa a suspeitar que Eli a trai. Procura compreender a razão e tenta perdoá-lo. 
Tendo lido o livro à muito anos, gostado e sendo fã do autor, resolve participar no concurso para salvar o seu casamento e conhecer Peter ao vivo.
Emily, acaba por vencer o concurso, mas, o fim de semana não se mostrou de todo o que estava à espera.
Para mim, este livro ficou muito aquém do que eu imaginava. As minhas expectativas caíram a pique. Estive até ao fim à espera da reviravolta, até que ela se dá, senão teria sido uma leitura pobre.
Mostra-nos certas realidades da vida e a recusa de alguns perante elas.
Não aconselho nem desaconselho, fica ao critério de cada um. O que eu não gosto, não quer dizer que outro não goste. 
Um autor que não conhecia, mas que também não desejo seguir.




Ben Schrank é presidente e editor da Razorbill, uma chancela de livros infantojuvenis da editora Penguin. Os seus dois primeiros romances – Miracle Man e Consent – foram amplamente aclamados pela crítica americana. O Amor é uma Canoa é a sua obra mais recente.
Vive em Brooklyn com a mulher, a escritora Lauren Mechling, e o filho.




Sem comentários:

Enviar um comentário