terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

A Menina dos Meus Olhos de Patrick Redmond

Edição/reimpressão: 2007
Páginas: 400
Editor: Edições ASA
ISBN: 9789724151083
Encadernação: Capa mole


Tipo de Produto: Livro

Classificação Temática:
Livros em Português
Literatura > Romance







Sinopse
Ronnie Sidney é uma criança perfeita - talentoso, bonito e carinhoso. Fruto de um romance ilícito em tempo de guerra, dá à mãe um amor incondicional quando tudo o que ela conhece é rejeição e desprezo. Aos seus olhos, ele é perfeito: um raio de sol na penumbra da sua existência. Mas à medida que as fendas se vão abrindo nessa fachada encantadora, um carácter bem diferente começa a vislumbrar-se.
Já para Susan Ramsey a vida é fácil. Amada e protegida pelos pais, nada sabe de privações e misérias. Até que uma súbita tragédia a empurra para um mundo obscuro e perturbador.
Quando Susan e Ronnie se encontram pela primeira vez, a atracção é imediata. Ambos reconhecem no outro a tão ansiada alma gémea. Ronnie sente-se capaz de tirar a sua máscara de perfeição - mas as consequências vão ser mais terríveis do que eles poderiam alguma vez imaginar… Com a sua envolvente exploração de jogos psicológicos, de poder, relações complexas e violência emocional,
 A Menina dos Meus Olhos é o fascinante terceiro romance do autor de Jogos Cruéis e Os Fantoches.
Outras Críticas
"Uma leitura soberba."
Joanne Harris, autora de
 Chocolate




Há muito tempo que este livro se encontrava na estante, a capa é deliciosa mas a sinopse não me despertava atenção. Mas depois de lhe pegar, digo: “Um livro que desperta a atenção, sentimentos diversos e emoções profundas e discordantes”.

Uma história cativante, fascinante, revoltante, perturbante, arrebatadora, divinal e emocionante, como diz Joanne Harris e com toda a razão "Uma leitura soberba.". Uma narrativa que toca o coração de qualquer um, bem estruturada, surpreendente e desenvolvida.

Fiquei deslumbrada e rendida à forma como o autor escreve. A sua escrita é directa, intensa, fluida, segura, pontuada e firme.
Um livro que se lê num ápice e compulsivamente de tão interessante que é. Fiquei prendida desde a primeira à última página.

A história começa nos finais da Segunda Guerra Mundial com Anna Sidney de dezasseis anos, grávida de um soldado de quem nunca mais teve notícias. Anna pressionada pela família, considera dar o bebé para adopção.
Mas como em todas as mulheres, Anna não foi excepção quando viu aquele pequeno “raio de sol” a olhar para ela, ficou rendida e jamais poderia separar-se daquele “anjo”.

“És o meu raio de sol, meu único raio de sol.
Fazes-me feliz quando o céu está cinzento.
Não imaginas, amor, o quanto te amo.
Por favor não deixes de brilhar assim.”

Ronald Sidney (Ronnie raio de sol) era um menino muito bonito, inteligente e esperto que adorava a mãe.
Anna conhecia o filho como ninguém, para ela Ronnie era um ser especial e virtuoso, mas por vezes levantavam-lhe dúvidas na maneira de Ronnie se comportar. Mas, incertezas que logo se dissipavam.
Por vezes a mente desta criança tornava-se doentia e sinuosa.
Será que em todas as crianças não se passam semelhantes atitudes?  

A narração baseia-se também na história de uma menina de seu nome Susan Ramsey "Susie Estrelinha Brilhante". Susie era uma criança feliz, amada, que não levava desaforos para casa, mas com medos. Após um terrível acontecimento a vida desta menina vai mudar para sempre.
Irá guardar um segredo que lhe transformou a vida de criança pura e inocente. Sentimentos de revolta e medos se vão acercar dela. 

A história começa a tomar um rumo mais sério, dando maior importância após o encontro entre Ronnie e Susie. A partir daqui fazem o mesmo percurso e jogos psicológicos, sentimentos de revolta e emoções à flor da pele se vão acercando de nós. Acontecimentos inesperados se vão suceder.

Uma narrativa de laços maternais e afectivos. A força do amor maternal e a existência de um vínculo entre mãe e filho.

Um livro que recomendo sem reservas, foi uma verdadeira surpresa e conquistou-me a forma como está estruturado. Leiam que não se irão arrepender. Vou apostar num novo livro do autor.
Obrigada à ASA por nos presentear com esta magnifica história.



Sobre o autor
-

















Sem comentários:

Enviar um comentário