terça-feira, 7 de julho de 2015

O Ano dos Prazeres de Elizabeth Berg (opinião)

O Ano dos Prazeres
 
Edição/reimpressão:2010
Páginas: 256
Editor: Bertrand Editora
ISBN: 9789722520881
Coleção: Grandes Romances
Dimensões: 152 x 231 x 81 mm
Encadernação: Capa mole
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: 
Livros em Português
Literatura > Romance



Sinopse
Quando o marido de Betta morre, ela honra a promessa que lhe fez de se mudar para uma vila pequena e começar nova vida. Sem minimizar a sua grande dor, tenta, ainda assim, encontrar alegria no quotidiano. «O Ano dos Prazeres» é sobre encontrar consolo em coisas banais: um banho quente, boa comida, a beleza da natureza, a música, a arte. Acima de tudo, é sobre as várias gentilezas que as pessoas podem oferecer, e oferecem, umas às outras. A viagem que Betta faz da dor à alegria é uma inspiradora chamada de atenção para aquilo que todos temos ao nosso dispor, independentemente das circunstâncias da nossa vida. Sugere que, seja quem for a pessoa que perdemos, a vida pode continuar a dar muito àqueles que estão receptivos.
Críticas de imprensa
«Talvez Freud não soubesse o que as mulheres querem, mas não há dúvida de que Elizabeth Berg sabe.»
USA Today

«Berg consegue invocar uma personagem com um mínimo de palavras e um arco-íris de delicados matizes.»
Publishers Weekly 


O Ano dos Prazeres é uma história de vida, força, coragem, determinação, saudade, solidão, dor, perdas, amor, confiança, prazer, esperança, oportunidades, optimismo, aventura e felicidade.

Betta e o marido tinham um sonho, deixar a cidade e irem viver para uma casa no campo. Mas, como a vida é uma caixinha de surpresas, o que hoje é amanhã pode nãos ser, a vida de Betta desmorona-se após a morte do marido, ou por outras palavras, o homem da sua vida.
Mas, apesar da tristeza, da angústia e da amargura que o seu coração sentia, não se vai isolar e vai partir em busca do sonho dos dois.

Ela não tem medo e vai à aventura, muda de cidade, vai reencontrar antigas amizades e fazer novos amigos. Vai lutar pela vida e por si própria, ela é uma mulher com uma personalidade forte e corajosa e como não pode recuperar o que perdeu, não se vai entregar ao desespero, mas sim aventurar-se numa nova vida que ela acredita ainda poder viver.

A escrita da autora é simples, clara, apelativa, fluída e criativa. Uma história que mexe com os nossos sentimentos, e que nos mostra que nunca devemos deixar de sonhar. O sonho comanda a vida, já dizia Fernando Pessoa 
"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso."

A leitura deste livro é emotiva, aliciante, soberba e arrasadora que prende o leitor da primeira à última página, nesta leitura encontramos diversas sensações, sentimentos e emoções.

Uma lição de vida, amor e coragem. Esta frase aplica-se na íntegra a este livro “Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”
Adorei esta leitura que é uma narrativa de auto-conhecimento e criatividade.

Recomendo sem reservas a autora Elizabeth Berg

Elizabeth Berg

Elizabeth Berg foi enfermeira durante dez anos, e foi esse contacto humano tão intenso que lhe deu inspiração para a escrita. É autora de dezanove títulos, entre os quais Segredo de Família (Bertrand), e presença assídua nas listas de best-sellers do New York Times. Já viu um livro seu escolhido para o clube de livros da Oprah Winfrey, e conquistou o New England Booksellers Award 1997 pelo conjunto da sua obra Elizabeth Berg está traduzida para várias línguas e é uma das escritoras norte-americanas mais admiradas pelas leitoras actuais.


Sem comentários:

Enviar um comentário