sexta-feira, 13 de março de 2015

Os quarenta anos da Luísa em retrospectiva, 40 e então?




“Amanhã faço 40 anos e pergunto-me em qual das metades fui mais feliz ? Se nos primeiros 20 ou nos 20 seguintes ? Hum…
Lembro-me que passei os primeiros 20 a desejar crescer e os últimos 20 a desperdiçar o tempo desejando que ele passasse.
Cresci nos primeiros 10 anos com alma de Peter Pan o que me deu a confiança necessária para nos 10 anos seguintes conquistar muita coisa, defini a minha personalidade, “meio tuga meio croata”, joguei jogos de rua, caí da bicicleta  e subi novamente para cair mais algumas vezes….arrisquei quando achei que devia fazê-lo, testei limites, zanguei-me sem razão, beijei sem paixão, chorei e ri ao mesmo tempo… o resultado foi divertir-me, vivi e saboreei as experiências, os momentos.
  
Na escola, o secundário foi o mais marcante, tive um professor de Português que mandou a turma fazer um trabalho o tema era Cantigas de Amor ou Cantigas de amigo, não me lembro, na altura em que o entregou, quando chegou à minha vez disse-me que não me ia dar nota porque nunca tinha lido nada assim… não sabia se havia de me dar um zero ou um vinte, provavelmente eu estaria num patamar de criação e crítica que ele próprio não alcançava, rindo-se de mim e dele próprio, concluímos que o Português é mesmo assim, por vezes não entendemos o que nos  pedem e por sua vez as respostas não são as acertadas.
Outro professor de que tenho memória é o de Filosofia, tive 18 valores e nunca entendi porquê, talvez porque éramos dois loucos a filosofar !
Na época era moda falar em gerir o tempo, não o aprendi com formações, planeamento ou mapas, mas sim combinar 3 jantares na mesma noite (Alcântara, Cais Sodré e  Bairro Alto), consegui ir a todos sem que o partner desconfiasse que estava numa “maratona” !

Os últimos 20 anos foram em busca do amor e não é que sou uma sortuda e o encontrei … aos 31 anos… o amor da minha vida, a minha alma gémea, o meu cúmplice!
Passaram 9 anos continuamos a rir, às gargalhas como dois miúdos de escola, this is love !

Na vida, temos sempre preferências, viagens, filmes, livros, músicas. Eu não viajo de avião, porque tenho medo, por isso o destaque vai para Figueirinha (Arrábida), destaco um filme que vi recentemente sobre dois vendedores de sucesso com 40 anos que perderam o emprego e foram estagiar para o Google, vejam este filme, pois é incrível como as respostas estão em Nós, mesmo nos momentos de dúvida e inexperiência. Um outro filme que vi, “A Vida é Bela”  manter o espírito de alegria e poupar quem amamos !
A música … todas as dos anos 80 !

Tive vários trabalhos, mas o menos desafiante foi numa biblioteca do Politécnico, tinha 20 anos… se eu vos contasse, o que posso concluir é que muitas, muitas pessoas iam naquela altura à biblioteca, não para ler, pesquisar ou trabalhar, mas apenas para desarrumar. Obrigada LEITORES, graças a isso, sei pesquisar assertivamente no Google.
Trabalhei num escritório de advogados, eu era uma espécie de “faz tudo”…a maior parte dos processos eram crime, não eram executivos… conheci muita gente, uma vez tive de ir à Policia Judiciária (Conde Redondo) e paranóica e cheia de filmes, quando passei nos calabouços, imaginei que por erro me prendiam. Uma outra vez cheguei a ir buscar um recluso polaco a Marques da Fronteira, ele entrou no autocarro a fumar, fomos corridos os 2 pelo condutor !

O advogado onde eu trabalhava era giro, rico e inteligente, como podem ver não lhe faltavam namoradas, algumas com o mesmo nome. Um dia meti as mãos pelos pés e num recado dele para encomenda de flores, fui a Avenida de Roma e as flores e o recado foram parar a outra Paula que não a certa….Ok, achei que aquilo se podia complicar ainda mais e fui parar as Telecomunicações em 1997.Entreguei na Telecel num projecto Netc, noboom da internet e dos recarregáveis. Pela primeira vez soube o que era uma empresa, cresci, não em termos de carreira ou salário mas bebi uma cultura que me lançou e abriu outras portas.
Farta de antenas, entrei na recuperação, cobranças, esmifras, como lhe queiram chamar. Vender a ideia a alguém e convence-lo que deve pagar é fácil ? Certo é que esta profissão não é de carrasco, é um misto de bombeiro, enfermeiro, psicólogo e o que eu mais gosto e próximo da sua essência .. a de Grilo Falante.

Fiz amigos que perdi, pela distância, pelo tempo e por causa das memórias dos telemóveis e dos cartões não serem inteligentes e ter perdido os seus contactos…
Fiz amigos aos 6 anos  que reencontrei numa qualquer rua  o ano passado e reconhecemo-nos…
Fiz amigos que afinal não eram meus amigos, mas que de uma estranha maneira até sinto saudades…
Descobri que tenho cumplicidades com colegas de trabalho e que um olhar ou um movimento é suficiente para me entenderem.

Resisto ao Facebook … mas rendo-me a um fim de tarde para dizer disparates  !

Por último o meu Pedro, o meu querido, fofo e enérgico filho, a minha grande e única Paixão.
As primeiras fraldas que mudei ao Pedro, ficavam tal qual as calças desses adolescentes que vimos por aí, debaixo do rabo… enfim tudo foi ao lugar, a Natureza manda.

Ora, o balanço é MUITO BOM + +, para fugir ao Excelente, que o Ministério da Educação fez questão de abolir !
Afinal, o que o Mundo espera de nós ? Ou devo ser eu a esperar do Mundo ?

Um desejo: quero preservar a minha memória, os momentos que descrevi, outros que não me atrevo…porque aí mora o mais belo sentido da vida, RECORDAÇÕES !

Obrigada por fazerem parte da minha vida,

Luísa”

Obrigada por partilhares connosco estas tuas vivências J

Sem comentários:

Enviar um comentário