terça-feira, 12 de maio de 2015

À Conversa com Margarida Menezes autora de Um Amor e Um Trapézio



MARGARIDA MENEZES

Terminou os estudos na área da Comunicação em 2004, e em 2008 fez um curso de produção de eventos. Trabalhou durante muitos anos em campanhas de marketing social de norte a sul do País.
Em 13 de Janeiro de 2008 fundou o Clube Das Virgens, cujo lema era mostrar que ser virgem é tão natural como não ser. Em Abril de 2009, participou no Congresso Internacional do Espaço T no Porto, cujo tema foi o Desejo. Nesse mesmo ano, lança a sua autobiografia em livro de nome «Sim, Sou Virgem e Então?».
No ano de 2010 e durante dez meses, foi colunista do jornal Correio da Manhã, com um diário semanal. Participou como convidada em vários órgãos de Comunicação Social devido ao seu estatuto de presidente do Clube das Virgens em Portugal.
Em 2012 lança o seu primeiro álbum de música em dupla, dedicado às crianças de nome «Sonhos» com originais da própria.
Um dos seus maiores orgulhos foi ter pertencido durante 5 anos como dançarina, da primeira claque feminina do Benfica, as Super Águias, com as quais animava os jogos na Luz e dançava em aniversários do clube, no Coliseu, no Casino e em Casas do Benfica.

No entanto a sua paixão pela escrita é mais forte que tudo, e nunca deixou de escrever. O seu contacto com o mundo do circo deu-lhe inspiração para este seu primeiro romance.

Estivemos à conversa com Margarida Menezes de uma simpatia extrema.
Obrigada pelas simpáticas e gentis palavras com que nos brindou e pelo tempo que nos dispensou.


1) Margarida fale-nos um pouco sobre si?
Defino me como uma menina, uma mulher e uma criança…Sou tudo o que quero ser e não o que me permitem ser. Sou sonhadora, otimista, romântica incurável. Sou tão tímida que a minha bochecha cora ao ouvir um piropo, mas também sou extrovertida e sei dar o melhor de mim aos outros. Um sorriso sincero. Sou humilde, sou teimosa e por vezes orgulhosa mas sei dar o braço a torcer. Acredito na vida e no amor. Todos somos perfeitos na nossa imperfeição e eu sou mais uma imperfeição a tentar ser perfeita.
2) Quando começou sua paixão pelos livros e o gosto pela escrita?
Eu apaixonei me primeiro pela escrita e depois pelos livros. Lembro-me perfeitamente de quando andava na primária escrever nos meus diários, os simples fatos do dia-a-dia de aulas e amores platónicos com a melódica idade de seis, sete anos. Guardo os meus diários até hoje. Os livros chegaram muito mais tarde, por volta dos vinte anos, confesso que era preguiçosa para ler e gostava mais que a minha mãe me lesse historias, e eu ouvisse.
3) Um Amor e Um Trapézio é o seu primeiro romance, qual o seu personagem favorito e de onde surgiu, imaginação ou realidade?
Posso dizer que este livro nasceu com lágrimas e terminou com sorrisos. Este livro nasceu a partir de sentimentos, aliás são eles que movem a nossa vida, mas em particular este meu «Um Amor e Um Trapézio», nasceu da mágoa, da desilusão, do desamor, de perceber que alguém que amamos e queremos, não sente o mesmo que nós, e que essa pessoa não passa de uma ilusão, ou melhor que não podia, me iludir mais. Como me agarrar a algo bom, se só me apetecia chorar? Como dar novo ânimo à vida? Senti-me no vazio…Mas como sou uma pessoa positiva, tinha que me agarrar a algo, e escrevi…A Cada palavra fui ganhando força, animo, e sorrisos…Posso dizer que a minha personagem favorita é a que me representa a Soraia, porque ela é o meu espelho. E ela não me representa só a mim, ela representa as mulheres que acreditam no verdadeiro amor, que se entregam, que sonham, que arriscam, que se dececionam, mas que nunca deixam de acreditar e dão a volta por cima, de cabeça erguida e com um novo sentido e nova luz para as suas vidas.
4) Quando terminou de escrever o livro, qual o sentimento?
Sentimento de pura felicidade e ao mesmo tempo de vazio total, estava vazia de palavras, mas cheia de sentimentos. Foi um alívio e uma responsabilidade. Mas senti-me em paz, dever cumprido. Senti que a tristeza pela qual tinha passado tinha um motivo, e esse motivo estava perto de ser desvendado.
5) Qual a sensação ao editar este livro?
A sensação é ótima, é um parto alegre e feliz, é um filho novo que nasce, este meu segundo livro e primeiro romance é tudo aquilo que quis dar desde o lançamento do meu primeiro livro em 2009 embora tivesse sido autobiográfico. Eu sempre quis escrever ficção, mas não sentia inspiração, e ao editar este livro percebi que cresci com as experiências menos boas e poder passar para o papel um pouco de mim e muito de todos. A sensação foi e continua a ser mágica.
6) Qual o seu autor e livro favorito, segue o seu género literário?
Eu desde os meus vinte anos que sou uma leitora assídua, mas confesso que nunca variei de estilos, gosto do estilo romântico e de livros de auto ajuda, que nos façam enxergar o melhor de nós, e o melhor que podemos dar aos outros. Adoro Paulo Coelho e sem dúvida que o Alquimista me marcou, gosto muito de Margarida Pinto Correia, sem dúvida, porque tem uma linguagem clara com sentido de humor, Jorge Amado também gosto bastante.
7) Como vê o momento actual da Literatura em Portugal?
Eu acho que em Portugal, as pessoas não são muito viradas para a Literatura, dão prioridade a outras coisas, mas isso é uma tendência a diminuir creio eu, porque as crianças vão estando mais instruídas e creio que isso ajuda a dar valor à literatura de futuro. No entanto no momento actual temos muito a evoluir e a aprender para aumentar a cultura em Portugal em termos de livros.
8) Como vê a divulgação dos bloggers literários?
Acho que nunca são demais, porque existe uma panóplia de livros de todas as qualidades e feitios, autores novos e diferentes que querem surgir no mercado e acho que os bloggers literários têm que vir em força para ajudar a divulgar sangue novo e sangue antigo porque afinal ganhamos todos em cultura e aprendizado.
9) Quer deixar alguma mensagem especial aos seguidores do blog Marcas de Leitura?
Quero dizer para continuarem a seguir este maravilhoso blog, eu faço o mesmo. Acho que devemos ter humildade suficiente para dar valor ao trabalho dos outros se queremos que dêem ao nosso, não por uma questão de parecer bem, mas por merecimento. É um blog que praticamente faz o trabalho de pesquisa por nós e nos dá dicas excelentes de livros com todos os detalhes, desta forma é só aceder o blog e ver as recomendações e divulgações. Tão fácil como meter um gosto numa página de facebook. Obrigada por existir.

Para já fico-me por aqui e agradeço desde já a sua disponibilidade e simpatia, foi um prazer.
Muito obrigada Margarida desejo-lhe os maiores sucessos!




Sem comentários:

Enviar um comentário