sexta-feira, 20 de março de 2015

Efemérides 20 de março

Primavera


primavera (AO 1945: Primavera), é a estação do ano que se segue ao Invernoe precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres.
A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal" e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral". A "Primavera boreal", no Hemisfério Norte, tem início a 20 de Março e termina em 21 de junho. A "Primavera austral", no Hemisfério Sul, tem início a 23 de setembro e termina a 21 de dezembro.
Do ponto de vista da Astronomia, a primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro, no caso do hemisfério norte inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho.
Como se constata, no dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração. A cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo.
Estas divisões das estações por equinócios e solstícios poderão ser fonte de equívocos, mas deve-se levar em conta a influência dos oceanos na temperatura média das estações. Na Primavera do hemisfério sul, os oceanos meridionais ainda estão frios e vão aos poucos aquecendo, fazendo a Primavera ter temperaturas amenas ao longo desta estação. Mas na do hemisfério norte, por ser maior a parte continental, as temperaturas costumam aumentar mais rapidamente.


Menotti Del Picchia

Paulo Menotti Del Picchia (São Paulo20 de março de 1892 — São Paulo,23 de agosto de 1988) foi um poetajornalistatabeliãoadvogadopolítico,romancista







Ilse Lieblich Losa (Melle-Buer20 de março de 1913 — 
Porto6 de janeiro de 2006) foi uma escritora portuguesa de origem judaica.












Johann Christian Friedrich Hölderlin (Lauffen am Neckar20 de março de1770 — Tübingen7 de junho de 1843), poeta lírico e romancista alemão.
Conseguiu sintetizar na sua obra o espírito da Grécia antiga, os pontos de vista românticos sobre a natureza e uma forma não-ortodoxa de cristianismo, alinhando-se hoje entre os maiores poetas germânicos.






Nikolai Gogol

Nikolai Vasilievich Gogol (em ucranianoМикола Васильович Гоголь; em russoНиколай Васильевич Гогольtransliteração: Mykola Vassyliovytch Hohol, PoltavaUcrânia20 de Março de 1809 - 
Moscovo21 de Fevereiro de 1852), foi um proeminente escritor russo de origem ucraniana.
Apesar de muitos de seus trabalhos terem sido influenciados pela tradição ucraniana, Gogol escreveu em russo e sua obra é considerada herança da literatura russa. Toda a sua obra é fundada no realismo, mas um realismo muito próprio com rasgos do que viria a ser um surrealismo. Apesar da crítica fulminante, a obra é hoje apontada como absolutamente russa.

Henrik Ibsen

Henrik Johan Ibsen (Skien20 de Março de 1828 — 
Cristiânia23 de Maio de 1906) foi um dramaturgo norueguês, considerado um dos criadores do teatro realista moderno. Foi o maior dramaturgo norueguês do Século XIX
Foi também poeta e diretor teatral, sendo considerado o “pai do drama em prosa” e um dos fundadores do modernismo no teatro. Entre seus maiores trabalhos destacam-se BrandPeer GyntUm Inimigo do PovoImperador e GalileuCasa de BonecasHedda GablerEspectrosO Pato Selvagem e Rosmersholm







Karin Michaëlis foi uma escritora dinamarquesa nascida na cidade de Randers em 20 de Março de 1872 e em 
Karin Michaëlis é autora de romances e contos amplamente difundidos, alguns deles dedicados ao mundo infantil e juvenil.

Mansueto Bernardi


Francisco César Leal (Saboeiro20 de março de 1924 - 05 de Junho de 2013) foi um jornalistaprofessorcrítico literáriopoeta brasileiro.
Graduado pela Faculdade de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco.

Marcelino Freire

Marcelino Juvêncio Freire (Sertânia20 de março de 1967), é um escritor brasileiro.














Arnold Stephen Jacobs, Jr., mais comumente conhecido como A. J. Jacobs, (Nova Iorque20 de março de 1968) é um jornalista e escritor estadunidense.
Jacobs é mais conhecido por ter lido todos os 32 volumes da Encyclopædia Britannica, e escreveu sobre esta sua experiência no bem-humorado livro The Know-It-All: One Man's Humble Quest to Become the Smartest Person in the World. O livro recebeu boas críticas, com uma exceção, de Joe Queenan, que escreveu uma crítica cáustica sobre o livro no The New York Times Book Review, o que os levou a uma breve disputa.
Atualmente (2007), Jacobs é editor da revista Esquire.

Leandro Leite Leocadio

Leandro Leite Leocadio (Rio de Janeiro20 de março de 1975) é um poetacontista,
Leandro Leite Leocadio é uma das grandes revelações da nova ficção brasileira. Notável contista, é um verdadeiro expoente deste difícil, mas desafiador, gênero. Suas histórias – curtas, sintéticas, precisas – vão ao ponto, retratando-nos não apenas o clima emocional da classe média brasileira, mas mergulhando fundo na condição humana.

Domingos Borges de Barros

Domingos Borges de Barros, primeiro e único barão e visconde de Pedra Branca, (Salvador10 de outubro 
de 1780 — 20 de março de 1855) foi um advogado







Apollon Nikolayevich Maykov (em russo: Аполлон Николаевич Майков, Moscou4 de junho de 1821, – São Petersburgo20 de março de 1897) foi um poeta russo.









Antonio López Ferreiro (Santiago de Compostela9 de Novembro de 1837 - 20 de Março de 1910) foi um escritor em língua galega e historiador.









Graciliano Ramos de Oliveira (Quebrangulo27 de outubro de 1892 — Rio de Janeiro20 de março de 1953)
político e memorialista brasileiro do século XX, mais conhecido por seu livro Vidas Secas (1938).










Afonso d'Escragnolle Taunay (Nossa Senhora do Desterro11 de julho de 1876 — São Paulo20 de março de 1958) foi um biógrafo







Brendan Francis Aidan Behan, em irlandês 
Breandán Ó Beacháin, (Dublin9 de fevereiro de 
1923 — Dublin, 20 de março de 1964) foi um escritor 










Lewis Grizzard (20 de outubro de 1946 - 20 de março de 1994), jornalista, escritor e comediante estadunidense.

Jessie Wicker Bell ou Lady Sheba (Condado de Knott18 de julho de 1920 — 20 de março de 2002) foi uma escritora estadunidense wicciana e fundadora da Tradição Céltica Americana e American Order of the Brotherhood of the Wicca com o objectivo de unir todos os praticantes de Wicca (covens, grupos, tradições). Nasceu a 18 julho de 1920 no Condado de Knott, Kentucky, tendo origens irlandesas do lado materno e nativo-americanas do lado paterno, e, faleceu a 20 de março de 2002.

Parco Gazoldro Marqes nome artístico de Parkingloahl Gazoldro Marques (Berna20 de abril de 1912 - Brasília20 de março de 2003), foi um escritor e ator suíço.
Filho de Archanday Gazoldro e Ruýz Illya, participou de novelas brasileiras como Bela Moça e Pequenas Ambições,Grandes Amores. Parco escreveu os livros Sinhá NegraA Escrava Branca e Corpo Negro.

Sem comentários:

Enviar um comentário