sexta-feira, 20 de março de 2015

Eu Não Venho Fazer um Discurso de Gabriel García Márquez

Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 160
Editor: Dom Quixote
ISBN: 9789722057141
Pré-lançamento a partir de 2015-04-07



Sinopse

Os 21 textos que Gabriel García Márquez reuniu neste livro foram escritos pelo autor com a intenção de serem lidos por si próprio em público, e percorrem  praticamente toda a sua vida, desde o primeiro, que escreveu aos dezassete anos para se despedir dos seus colegas da secundária em Zipaquirá, até ao que leu perante as Academias da Língua e os reis de Espanha ao cumprir oitenta anos, em 2007.
Estes discursos do prémio Nobel ajudam-nos a compreender mais profundamente a sua vida e revelam-nos as suas obsessões fundamentais como escritor e cidadão: a sua fervorosa vocação para a literatura, a paixão pelo jornalismo, a inquietação perante o desastre ecológico que se avizinha, a proposta para simplificar a gramática, os problemas da sua terra colombiana ou a lembrança emocionada de amigos escritores como Julio Cortázar ou Álvaro Mutis, entre muitos outros. 
Um exemplo da sua irreverência acontece no final de um discurso para uma assistência composta por militares em que termina afirmando que «as vidas de todos nós seriam melhores se cada um de vocês trouxesse sempre um livro na sua mochila.»


Sobre o autor

Gabriel García Márquez nasceu a 6 de março de 1927, em Aracataca, Colômbia, e faleceu a 17 de abril de 2014, na Cidade do México.
Considerado o pai do realismo mágico latino-americano, foi essencial para o reconhecimento da literatura americana em língua castelhana no resto do mundo, principalmente depois da atribuição do Prémio Nobel de Literatura, em 1982. O caráter universal da sua obra coloca-o entre os maiores escritores de sempre.
É autor de uma vasta bibliografia que a Dom Quixote tem vindo a publicar regularmente, incluindo o primeiro volume da autobiografia Viver para Contá-la, O Aroma da Goiaba (conversas com Plinio Apuleyo de Mendoza) e a reedição de Olhos de Cão Azul, com três contos inéditos em Portugal.




Sem comentários:

Enviar um comentário