quarta-feira, 1 de julho de 2015

Efemérides 1 de julho

Diana Frances Spencer, Princesa de Gales

Diana Frances Spencer (posteriormente Diana, Princesa de Gales,Sandringham1 de julho de 1961
— Paris31 de agosto de 1997), também conhecida mundialmente por Lady Di, foi uma aristocrata, filantropa e a primeira esposa de Charles, filho mais velho e herdeiro aparente de Isabel II do Reino Unido. Seus dois filhos, os príncipes William e Harry, são respectivamente o segundo e o quarto (após o nascimento do príncipe George, seu neto) na linha de sucessão ao trono do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e de outros doze países da Commonwealth, tais como CanadáNova ZelândiaAntígua e BarbudaAustráliaJamaica e Bahamas.
Após o seu casamento com o príncipe de Gales, Diana tornou-se uma das mulheres mais famosas do mundo, celebridade perseguida por paparazzi, um ícone da moda, ideal de beleza e elegância feminina, admirada por seu trabalho de caridade, em especial por seu envolvimento no combate à AIDS e na campanha internacional contra as minas terrestres.
A sua trágica e inesperada morte ocorrida após um acidente de carro na cidade de Paris, em 1997, foi seguida de um grande luto público pelo Reino Unido e, em menor escala, pelo mundo. Seu funeral, realizado em setembro do mesmo ano, foi assistido globalmente por cerca de 2,5 bilhões de pessoas, tornando-se um dos eventos mais assistidos da história da televisão.
Mesmo muitos anos após sua morte, a "princesa do povo" continua sendo uma celebridades frequente na imprensa, servindo de tema para muitos livros, jornais e revistas. Estima-se que seu nome seja citado, pelo menos, oito mil vezes por ano na imprensa britânica.
Os vários biógrafos de Diana divergem-se quando o assunto é a decadência de seu casamento. Andrew Morton, por exemplo, culpa a "crueldade" de Carlos pelo fim do relacionamento deles, enquanto que Sally Bedell Smith aponta os supostos "distúrbios mentais" de Diana como sendo os responsáveis pelo desgaste da relação. A jornalista Tina Brown, por sua vez, atribui o desastre à ingenuidade da princesa em uma ficção forjada pelos tabloides.

George Sand

George Sand é o pseudônimo de Amandine Aurore Lucile Dupin, baronesa de Dudevant (Paris1 de Julho de 1804 
— Nohant8 de Junho de 1876), aclamada romancista
memorialista francesa, considerada a maior escritora francesa e uma das precursoras do feminismo.







Isobel Marion Dorothea Mackellar (1 de Julho de 1885
14 de Janeiro de 1968) foi uma poetisa e escritora
australiana.Isobel Marion Dorothea Mackellar (mais conhecida como Dorothea Mackellar), OBE (01 de Julho de 1885 - 14 de Janeiro 1968) foi uma poetisa e escritora australiana de ficção [1] O Seu poema “O Meu País” é talvez o poema australiano mais conhecido, especialmente a sua segunda estrofe, que começa assim: "Eu amo um país queimado pelo sol / A terra de planícies arrebatadoras, / De cadeias de montanhas irregulares, / de secas e chuvas e inundações." ...


Mikhail Aleksandrovitch Bakunin (em russoМихаил Александрович БакунинPremukhimo30 de maio 
de 1814 — Berna1 de julho de 1876), também aportuguesado de Bakunine ou Bakúnine, foi um 
teórico políticorusso, um dos principais expoentes 
do anarquismo em meados do século XIX.
Bakunin é lembrado como uma das maiores figuras da história do anarquismo e um oponente do Marxismo em seu caráter autoritário, especialmente das ideias de Marx de Ditadura do Proletariado. Ele segue sendo uma referência presente entre os pensadores da contemporaneidade, anarquistas ou não. Entre os intelectuais que dialogam com suas ideias, há nomes como o de Noam Chomsky.

Hjalmar Söderberg

Hjalmar Söderberg (Estocolmo1 de Julho de 1869 — Copenhaga14 de Outubro de 1941) foi um escritor e jornalista sueco.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal ou Sporting CP (coloquialmente conhecido como Sporting em países lusófonos e como Sporting Lisbon em países anglófonos), é um clube português multidesportivo com sede em Lisboa no Complexo Alvalade XXI. Apesar de competir em vários desportos, o Sporting é sobretudo conhecido pela sua equipa de futebol.
Fundado em Lisboa em 1 de julho de 1906, o Sporting é um dos "Três Grandes" clubes de futebol em Portugal. Com mais de 120,000 sócios registados, e mais de três milhões simpatizantes mundialmente, as suas equipas, atletas e simpatizantes são muitas vezes apelidados de Leões pelos seus fãs.
Durante o primeiro século de existência do clube, as equipas e os atletas do Sporting ganharam três medalhas de ouro olímpicas, e outras de prata, bem como títulos nacionais e distritais.
Durante o período de fundação, José Alvalade tinha o desejo de transformar o Sporting num "grande clube, tão grande como os maiores da Europa". No desejo de abrir caminho numa altura em que o desporto em Portugal, era ainda uma actividade no seu estágio de desenvolvimento e de características muito elitistas, os primeiros"sportinguistas" conseguiram fundar aquele que se tornou no Sporting Clube de Portugal.
Em Portugal o Sporting ganhou um total de 18 títulos de campeão nacional da Primeira Liga, 16 Taças de Portugal, 7 Supertaças Cândido de Oliveira e 4 Campeonatos de Portugal (total de 45 títulos nacionais).
Internacionalmente, o Sporting venceu a Taça das Taças de 1963-64, único clube de Portugal com esta conquista, e foi vice-campeão na Taça UEFA 2004-05. Está actualmente na posição nº 33 noranking de clubes da UEFA.

Efemérides/1 de julho


Sem comentários:

Enviar um comentário