domingo, 26 de julho de 2015

Efemérides 26 de julho

George Bernard Shaw

George Bernard Shaw Medalha Nobel Prêmio Nobel de Literatura 1925 
George Bernard Shaw (Dublin26 de julho de 1856 — Ayot Saint Lawrence2 de novembro de 1950) foi um dramaturgo,romancistacontistaensaísta e 
jornalista irlandês. Co-fundador da London School of Economics, foi também o autor de comédias satíricas de espírito irreverente e inconformista.
Shaw irritou-se com o que percebeu como a exploração da classe trabalhadora. Socialista ardente, escreveu muitos folhetos e discursos para a Socialismo fabiano. Ele se tornou um orador consumado na promoção de suas causas, que incluem ganhar direitos iguais para homens e mulheres, aliviando os abusos da classe trabalhadora, rescindindo a propriedade privada de terras produtivas e promover estilos de vida saudáveis. Por pouco tempo ele era ativo na política local, servindo no London County Council.
Ele é a única pessoa a ter sido premiada tanto um Prêmio Nobel de Literatura (1925) e um Oscar (1938), por suas contribuições para a literatura e para o seu trabalho no filme Pygmalion (adaptação de sua peça de mesmo nome), respectivamente. Shaw quis recusar o Prémio Nobel diretamente, pois ele não tinha desejo de honrarias públicas, mas aceitou-o a mando de sua esposa: ela considerou uma homenagem à Irlanda. Ele fez rejeitar o prêmio em dinheiro, pedindo-lhe ser utilizado para financiar tradução de livros suecos para o Inglês.

Aldous Huxley

Aldous Leonard Huxley (Godalming26 de Julho de 1894 — Los Angeles22 de Novembro de 1963) foi um escritor inglês e um dos mais proeminentes membros da família Huxley. Passou parte da sua vida nos Estados Unidos, e viveu em Los Angeles de 1937 até a sua morte, em 1963. Mais conhecido pelos seus romances, como Admirável Mundo Novo e diversos ensaios, Huxley também editou a revista Oxford Poetry e publicou contospoesiasliteratura de viagem e guiões de filmes.
Foi um entusiasta do uso responsável do LSD como catalisador dos processos mentais do indivíduo, em busca do ápice dacondição humana e de maior desenvolvimento das suas potencialidades.

Antonio Machado

Antonio Cipriano José María y Francisco de Santa Ana Machado Ruiz, conhecido como Antonio Machado (Sevilha26 de julho de1875 — CollioureFrança22 de fevereiro de 1939) foi um poeta espanhol, pertencente ao Modernismo.











Emile Salomon Wilhelm Herzog (Elbeuf26 de julho de 1885 — 9 de outubro de 1967) foi um romancista e ensaísta francês.
Seu pseudônimo André Maurois tornou-se seu nome legal em 1947.
Seus primeiros livros foram O Silêncio do Coronel Branbles e Os discursos do dr. O'Grady, que obtiveram sucesso. Entretanto, sua consagração no mundo literário ocorreu com a publicação de três biografias, as de ByronShelley e Disraeli.
Tornou-se membro da Academia Francesa em 1938.


Cassiano Ricardo

Cassiano Ricardo Leite (São José dos Campos26 de julho de 1895 — Rio de Janeiro14 de janeiro de 1974) foi um jornalista,poeta e ensaísta brasileiro.
Representante do modernismo de tendências nacionalistas, esteve associado aos grupos Verde-Amarelo e da Anta, foi o fundador do grupo da Bandeira, reação de cunho social-democrata a estes grupos, tendo, sua obra se transformado até o final, evoluindo formalmente de acordo com as novas tendências dos anos de 1950 e tendo participação no movimento da poesia concreta.
Pertenceu às academias paulista e brasileira de letras com 303.

Tobias Barreto

Tobias Barreto de Meneses (Vila de Campos do Rio Real (atual cidade de Tobias Barreto, Sergipe), 7 de junho de 1839 —Recife26 de junho de 1889) foi um filósofopoetacrítico e jurista brasileiro e fervoroso integrante da Escola do Recife, um movimento filosófico de grande força calcado no monismo e evolucionismo europeu. Foi o fundador do condoreirismo brasileiro e patrono da cadeira 38 da Academia Brasileira de Letras.








Sem comentários:

Enviar um comentário