sábado, 21 de novembro de 2015

Dia Mundial da Televisão



Dia Mundial da Televisão


O Dia Mundial da Televisão celebra-se anualmente a 21 de novembro.
Hoje comemora-se o Dia Mundial da TelevisãoA data foi proclamada pelas Nações Unidas em 1996.
Em Portugal a televisão começou a ser transmitida em 1957 na Rádio e Televisão de Portugal (RTP) a preto e branco. 
O primeiro programa a cores a ser transmitido pela RTP, foi o festival da canção de 1980.
Nos anos 90 chegaram dois novos canais privados de televisão. A SIC em 1992 e a TVI em 1993.
Quem não se lembra desta frase.
“Pedimos desculpa por esta interrupção o programa segue dentro de momentos”

   




Televisão em Portugal

A Rádio Televisão Portuguesa, RTP (canal estatal), foi criada em Dezembro de 1955. Inicia as suas emissões experimentais a 4 de Setembro de 1956 em Lisboa, passando a 7 de Março de 1957 a emissão regular. 


SIC - Sociedade Independente de Comunicação

A SIC - Sociedade Independente de Comunicação (mais conhecida como SIC) é a primeira estação de televisão portuguesa de carácter privado. As suas emissões iniciaram-se a 6 de Outubro de 1992, tornando-se no terceiro canal generalista.




Televisão Independente (sigla: TVI) é a segunda estação de televisão portuguesa de carácter privado. As emissões experimentais iniciaram-se a 20 de Fevereiro de 1993 como o quarto canal generalista, que nesta altura tinha o nome de "4" por ser a 4ª rede nacional de televisão. A emissão regular chega em Outubro de 1993 e 1 ano depois chega a todo o território nacional, incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores através de uma rede própria de emissores. Em 2005, substituiu a SIC como líder de audiências. 



John Logie Baird FRSE (Helensburgh, 14 de Agosto de 1888  Bexhill, 14 de Junho de 1946) foi um engenheiro escocês e o primeiro a construir um sistema de televisão viável.
Em Fevereiro de 1924 transmitiu imagens estáticas através de um sistema mecânico de televisão analógica.
Em 30 de Outubro de 1925 transmitiu as primeiras imagens em movimento.
Em 26 de Janeiro de 1926 construiu o primeiro sistema de televisão viável.
Em 1927 fundou a BairdTelevision Development Company, a qual em 1928 fez a primeira transmissão transatlântica de televisão, entre Londres e Nova York e também o primeiro programa de televisão para a BBC. Em 1931 realizou a primeira transmissão ao vivo.
Em 1935, a Alemanha inaugurou a transmissão oficial da televisão no mundo. Pouco a pouco outros países foram aderindo à televisão. Hoje em dia, é o nosso principal e mais poderoso meio de comunicação. É fundamental para promover uma variedade enorme de programas, novelas, filmes e notícias de todo o mundo.

Actualmente temos satélites e outros inúmeros meios tecnológicos que possibilitam a transmissão de imagens para qualquer parte do mundo, e assim, estamos vivendo cada vez mais numa sociedade de informação!



Sem comentários:

Enviar um comentário