sábado, 28 de março de 2015

BOOKSMILE: «O Único e Incomparável Ivan» - Uma história comovente sobre a força da coragem


«A autora faz uma poderosa afirmação sobre a forma como os animais são tratados - aqueles que são criados em cativeiro - e relembra os leitores que todas as criaturas merecem um lugar seguro para viver. As belas ilustrações de Patricia Castelao realçam esta adorável história, e as personagem conquistam os corações dos leitores. Imperdível!» 
- School Library Journal

--

Uma história comovente sobre a força da coragem, O Único e Incomparável Ivan (Booksmile | 320 pp | 13,99€ | 11+) é baseado em factos reais e representa um despertar para a forma como os animais selvagens são tratados em cativeiro.

O livro venceu inúmeros prémios, entre os quais a John Newbery Medal 2013, um dos mais importantes e mundialmente prestigiados galardões de literatura infantojuvenil. Já foi traduzido para dezenas de línguas e, recentemente, a Disney comprou os direitos de adaptação ao cinema.

A Booksmile disponibiliza os primeiros capítulos para leitura aqui.

Ivan é um gorila e vive há largos anos num Centro Comercial. Ele já se habituou aos humanos que todos os dias o observam do lado de lá das paredes de vidro que o rodeiam. Raramente sente saudades da vida na selva. Ivan ocupa-se com a amiga Stella, uma elefante idosa, e com Bob, um cão vadio que gosta de o visitar. Mas, sobretudo, Ivan gosta de pensar nos seus desenhos e na melhor forma de pintar o sabor de uma manga ou o som das folhas, com lápis coloridos e traços perfeitos. Até ao dia em que conhece Ruby: uma elefante bebé que fará com que o Ivan veja o seu lar e a sua arte com outros olhos. A chegada de Ruby proporciona grandes mudanças — e cabe a Ivan fazer com que as coisas mudem para melhor…

O Único e Incomparável Ivan teve um grande impacto nos EUA, por ser baseado na história real de um gorila de dorso prateado, que passou vinte e sete anos sem ver outros animais da sua espécie, enjaulado num Centro Comercial onde animais selvagens eram obrigados a atuar diariamente para os visitantes. Com o passar dos anos, começou-se a compreender melhor as necessidades e o comportamento dos primatas. Por isso, o desconforto do público para com a solidão e o isolamento de Ivan cresceu também, sobretudo depois de este ter sido alvo de um documentário da National Geographic, intitulado The Urban Gorila. O Centro Comercial fechou e Ivan juntou-se ao maior grupo de primatas em cativeiro nos Estados Unidos, no Zoo de Atlanta. Ivan tornou-se um dos animais mais célebres do seu jardim zoológico, não só pela sua incrível história mas também pelas suas pinturas únicas, e aí viveu até 2012, ano em que faleceu com cinquenta anos de idade.



A AUTORA:

Katherine Applegate é uma escritora norte-americana multipremiada, que já vendeu mais de 40 milhões de livros em todo o mundo. A sua obra infantojuvenil é vasta e já lhe granjeou inúmeros prémios. É por isso com orgulho que a Booksmile dá a conhecer aos leitores esta autora ainda inédita em Portugal. Katherine Applegate vive na Califórnia com o marido, os dois filhos e uma variedade de animais de estimação muito amados, ainda que excêntricos. Mais sobre a autora em:www.katherineapplegate.com

Sem comentários:

Enviar um comentário